
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA EUROFARMA
A ADMINISTRAÇÃO DE RESERPINA DURANTE O TRATAMENTO COM UM ANTIDEPRESSIVO TRICÍCLICO PODE PRODUZIR EFEITO " ESTIMULANTE" EM ALGUNS PACIENTES DEPRIMIDOS.
RECOMENDAM-SE SUPERVISÃO RIGOROSA E AJUSTE CUIDADOSO DA POSOLOGIA QUANDO CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA FOR ADMINISTRADO EM ASSOCIAÇÃO COM OUTROS MEDICAMENTOS ANTICOLINÉRGICOS OU SIMPATOMIMÉTICOS.
A ADMINISTRAÇÃO CONCOMITANTE DE CIMETIDINA PODE AUMENTAR SIGNIFICATIVAMENTE AS CONCENTRAÇÕES PLASMÁTICAS DE ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS.
O PACIENTE DEVE SER INFORMADO DE QUE O EFEITO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS PODE SER POTENCIALIZADO.
HÁ RELATO DE UM CASO DE HIPOGLICEMIA1 SIGNIFICATIVA EM UM PACIENTE COM DIABETES2 TIPO II EM TRATAMENTO COM CLORPROPAMIDA3 (250 MG/DIA), APÓS A ADIÇÃO DE NORTRIPTILINA (125 MG/DIA).
A RESPEITO DO USO CONCOMITANTE COM INIBIDORES DA MAO4, VIDE ITEM " CONTRA-INDICAÇÕES" .
-DROGAS METABOLIZADAS PELO CITOCROMO P450 II D6
UMA PEQUENA PARCELA DA POPULAÇÃO (3% A 10%) APRESENTA REDUÇÃO DA ATIVIDADE DE ALGUMAS ENZIMAS QUE PARTICIPAM DA METABOLIZAÇÃO DE DROGAS, COMO A ISOENZIMA P450 II 06 DO SISTEMA CITOCROMO P450. DIZ-SE QUE TAIS INDIVÍDUOS SÃO " METABOLIZADORES LENTOS" DE MEDICAMENTOS COMO O DEXTROMETORFANO E OS ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS. ELES PODEM TER CONCENTRAÇÕES PLASMÁTICAS MUITO ELEVADAS, COM DOSES USUAIS DE ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS. ALÉM DISSO, CERTOS FÁRMACOS METABOLIZADOS POR ESSA ISOENZIMA, INCLUSIVE MUITOS ANTIDEPRESSIVOS (TRICÍCLICOS, INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DA SEROTONINA E OUTROS), PODEM INIBIR SUA ATIVIDADE, FAZENDO COM QUE METABOLIZADORES NORMAIS SE ASSEMELHEM A METABOLIZADORES LENTOS NO QUE SE REFERE A OUTROS MEDICAMENTOS METABOLIZADOS POR ESSE SISTEMA ENZIMÁTICO, PRODUZINDO INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS.
NO USO CONCOMITANTE DE ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS COM OUTROS MEDICAMENTOS METABOLIZADOS PELO CITOCROMO P450 II 06 PODE SER NECESSÁRIA UMA REDUÇÃO DAS DOSES GERALMENTE PRESCRITAS, TANTO DO TRICÍCLICO COMO DO OUTRO MEDICAMENTO. PORTANTO, A CO-ADMINISTRAÇÃO DE ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS COM OUTROS MEDICAMENTOS METABOLIZADOS POR ESTA ISOENZIMA, INCLUSIVE OUTROS ANTIDEPRESSIVOS, FENOTIAZÍNICOS, CARBAMAZEPINA, ANTIARRÍTMICOS DO TIPO IC (PROPAFENONA, FLECAINIDA OU ENCAINIDA), OU QUE INIBAM ESSA ENZIMA5 (POR EXEMPLO A QUINIDINA), DEVE SER REALIZADA COM CUIDADO.