
PRECAUÇÕES CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA EUROFARMA
O USO DE CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA EM PACIENTES ESQUIZOFRÊNICOS PODE PRODUZIR EXACERBAÇÃO DA PSICOSE1 OU ATIVAR SINTOMAS2 ESQUIZOFRÊNICOS LATENTES. SE O MEDICAMENTO FOR ADMINISTRADO A PACIENTES DEMASIADAMENTE ATIVOS OU AGITADOS, PODE OCORRER AUMENTO DE ANSIEDADE E DE AGITAÇÃO.EM PACIENTES COM DISTÚRBIO BIPOLAR, CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA PODE INDUZIR À MANIFESTAÇÃO DE SINTOMAS2 DE MANIA.
EM ALGUNS PACIENTES, CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA PODE INDUZIR UM QUADRO DE HOSTILIDADE. COMO COM OUTROS MEDICAMENTOS DESSA CLASSE TERAPÊUTICA3, PODEM OCORRER CONVULSÕES EPILEPTIFORMES, POR REDUÇÃO DO LIMIAR CONVULSIVO.
QUANDO FOR INDISPENSÁVEL, O MEDICAMENTO PODERÁ SER ADMINISTRADO COM TERAPIA ELETROCONVULSIVA, EMBORA OS RISCOS POSSAM AUMENTAR. SE POSSÍVEL, DEVE-SE DESCONTINUAR O MEDICAMENTO POR VÁRIOS DIAS ANTES DE CIRURGIAS ELETIVAS4.
CONSIDERANDO-SE QUE A POSSIBILIDADE DE TENTATIVA DE SUICÍDIO POR PARTE DE UM PACIENTE DEPRIMIDO PERMANECE APÓS O INÍCIO DO TRATAMENTO, É IMPORTANTE QUE, EM QUALQUER OCASIÃO DURANTE O MESMO, SE EVITE QUE GRANDES QUANTIDADES DO MEDICAMENTO FIQUEM À DISPOSIÇÃO DO PACIENTE.