
INFORMAÇÕES AO PACIENTE DÁIVA
Ação esperada do medicamentoDáiva (algestona acetofenida + enantato de estradiol) é um contraceptivo hormonal injetável para uso em dose única mensal, devendo ser utilizado somente sob orientação médica.
Cuidados de Conservação
Conservar em temperatura ambiente (15º C e 30º C). Proteger da luz.
Prazo de Validade
O prazo de validade do produto é de 24 meses, desde que observadas as condições de armazenamento. Não tome medicamento com prazo de validade vencido.
Gravidez1 e lactação2
O produto não deve ser usado durante a gravidez1 e o período de lactação2.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez1 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se está amamentando.
" Este medicamento causa malformação3 ao bebê durante a gravidez1."
Cuidados de administração
" Não use Dáiva (algestona acetofenida + enantato de estradiol) sem receita médica, nem durante prazo de tempo superior ao recomendado pelo seu médico" .
Dáiva (algestona acetofenida + enantato de estradiol) deve ser aplicado por via intraglútea profunda, entre o 7º e o 10º dia, de preferência no 8º dia, a contar do 1º dia da menstruação4.
O local da aplicação não deve ser massageado. Se estas recomendações não forem observadas, a eficácia do produto fica comprometida. Apesar de Dáiva (algestona acetofenida + enantato de estradiol) ser altamente eficaz, a prática e os estudos têm mostrado que podem ocorrer casos de gravidez1, uma vez que, como todos os demais métodos de contracepção5, também este não protege 100% das mulheres. A ocorrência destes casos de gravidez1 resulta de falhas do próprio método contraceptivo e/ou de outros fatores não relacionados ao medicamento. Estes estudos mostram que podem ocorrer gestações na proporção de 3 a 17 casos para cada 10.000 mulheres que utilizarem o produto durante 1 ano.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre a indicação posológica e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas
Como efeitos adversos podem ocorrer principalmente dor no local da injeção6, dor de cabeça7, náuseas8, vômito9, tontura10, dores nos seios11, fogachos, reações na pele12 como acne13 ou coceira, tosse, humor deprimido e alteração do desejo sexual, alteração da menstruação4 e sangramento fora da menstruação4. É comum ocorrer um encurtamento do ciclo menstrual (antecipação das regras), de 3 a 6 dias. Se ocorrerem reações desagradáveis graves (sobretudo cefaléias14 intensas, distúrbios visuais agudos, inflamação15 das veias16 ou varizes17), procurar o médico. Informar ao médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Contraindicações e precauções
O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade à algestona acetofenida e/ou enantato de estradiol e/ou demais componentes da formulação.
As principais contra-indicações para o uso do produto são doenças do coração18 e do aparelho circulatório19, antecedentes de flebite20, tromboflebite21, trombose22, embolia23, sangramento genital de causa desconhecida, antecedentes de intolerância associada ao uso de outros contraceptivos hormonais (comumente chamados " pílulas" ), gravidez1 e suspeitas de gravidez1. Durante o uso de contraceptivos hormonais, o hábito de fumar pode favorecer o desenvolvimento de complicações vasculares24. Não se recomenda o uso de anovulatórios hormonais por mulheres fumantes. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento. O produto não deve ser usado durante a gravidez1 e o período de lactação2.
" Este medicamento causa malformação3 ao bebê durante a gravidez1."
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE25.
Este medicamento pode interromper a menstruação4 por período prolongado e/ou causar sangramentos intermenstruais severos.