
COMPOSIÇÃO CALNATE
Cada grama1 contém:
poliestirenossulfonato de cálcio...................................................... 900 mg*
excipientes q.s.p. ................................................................................. 1g
Excipientes: ácido cítrico e sacarose.
*Cada 900 mg de poliestirenossulfonato de cálcio equivale a 3,3 mEq de cálcio.
- INFORMAÇÕES AO PACIENTE
AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio) está indicado no tratamento da hiperpotassemia em casos de insuficiência renal2.
Embora a ação do medicamento se inicie poucas horas após a sua administração, o início do controle da hiperpotassemia pode demorar alguns dias.
CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO
Conservar o medicamento em temperatura ambiente (temperatura entre 15ºC e 30ºC). Proteger da luz e umidade.
PRAZO DE VALIDADE
O prazo de validade do medicamento encontra-se impresso na embalagem externa. Não utilize este medicamento após a data de validade.
GRAVIDEZ3 E LACTAÇÃO4
Informe seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
REAÇÕES ADVERSAS
Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio) não deve ser administrado com sucos de frutas que contenham alta concentração de potássio.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como irritação gástrica, falta de apetite, náusea5, vômito6, constipação7, diarréia8 ou quaisquer outras que porventura venham a ocorrer durante o uso de Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio).
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Os pacientes em tratamento com Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio) devem evitar ingestão de antiácidos9 e laxantes10. Pacientes utilizando Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio) devem informar seu médico sempre que necessitarem adicionalmente de outra medicação, pois pode haver interação entre os remédios, diminuindo ou aumentando de forma indesejável o efeito dos mesmos.
CONTRAINDICAÇÕES
O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao poliestirenossulfonato de cálcio e/ou demais componentes da formulação.
Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio) não deve ser utilizado por pacientes com hiperparatireoidismo, mieloma11 múltiplo, sarcoidose12 ou carcinoma13 matastático que possam apresentar insuficiência renal2 e elevada taxa de cálcio no sangue14. Os pacientes com cálculo15 renal16 ou elevada taxa de cálcio no sangue14 de qualquer origem também não devem utilizar Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio).
PRECAUÇÕES
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
O controle da hiperpotassemia grave com o uso de Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio) pode levar de horas a dias. Nestes casos pode haver a necessidade de adoção de outras medidas terapêuticas, incluindo diálise17.
O uso de Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio) pode ocasionar distúrbios eletrolíticos. Em vista disso, há necessidade de que sejam realizadas avaliações clínica e laboratorial periódicas. Em casos de diabetes18 este produto contém sacarose.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE19.
ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR20.
COMO USAR
Calnate (poliestirenossulfonato de cálcio) pó para suspensão oral deve ser administrado somente por via oral.
O pó deve ser dissolvido com o auxílio de uma colher, conforme figuras e ingerido em seguida. Não se deve guardar a solução.
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS