INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS RISS

Atualizado em 28/05/2016

Os riscos do uso de Riss (risperidona) em associação com outros medicamentos não foram avaliados sistematicamente.Devido a seus efeitos primários sobre o SNC1, Riss (risperidona) deve ser administrado com cautela em associação com outros medicamentos com ação central. Riss (risperidona) pode antagonizar o efeito da levodopa e de outros agonistas dopaminérgicos. A dose de Riss (risperidona) deve ser reavaliada e, se necessário, diminuída no caso de uma suspensão do uso de carbamazepina ou de outros indutores de enzimas hepáticas2.
A carbamazepina diminui os níveis plasmáticos da fração antipsicótica ativa de Riss (risperidona). Efeitos similares podem ser observados com outros indutores de enzimas hepáticas2. Na descontinuação da carbamazepina ou outros indutores de enzimas hepáticas2, a dose de Riss (risperidona) deve ser reavaliada e, se necessário, reduzida. O topiramato reduz ligeiramente a biodisponibilidade da risperidona, mas não da fração antipsicótica ativa. Portanto, esta interação provavelmente não apresenta significância clínica.
Fenotiazínicos, antidepressivos tricíclicos e alguns beta-bloqueadores podem aumentar as concentrações plasmáticas da risperidona, mas não da fração antipsicótica ativa. Amitriptilina não afeta a farmacocinética da risperidona ou da fração antipsicótica ativa. Cimetidina e ranitidina aumentam a biodisponibilidade da risperidona, mas apenas de forma marginal a biodisponibilidade da fração antipsicótica ativa.
Fluoxetina e paroxetina, inibidores do cyp 2d6, aumentam a concentração plasmática de risperidona, mas menos que a fração antipsicótica ativa. Quando fluoxetina ou paroxetina é iniciada concomitantemente ou descontinuada, o médico deve reavaliar a dose de Riss (risperidona). Eritromicina, um inibidor do CYP 3a4, não altera a farmacocinética da risperidona e da fração antipsicótica ativa. Inibidores da colinesterase, galantamina e donezepil, não mostraram efeito clinicamente relevante na farmacocinética da risperidona e da fração antipsicótica ativa. Quando Riss (risperidona) é tomado junto com outros medicamentos com alto índice de ligação protéica, não há um deslocamento das proteínas3 plasmáticas clinicamente  relevantes e nenhum deles.
Riss (risperidona) não apresentou efeitos clinicamente relevantes na farmacocinética do lítio, valproato ou digoxina.
Alimentos não afetam a absorção de Riss (risperidona).
Veja, no item " precauções e advertências" , o aumento da mortalidade4 em pacientes idosos com demência5 recebendo concomitantemente furosemida.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
5 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.