INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SULFATO DE POLIMIXINA B

Atualizado em 28/05/2016

Características farmacológicasO sulfato de polimixina B é um dos grupos de antibióticos polipeptídicos básicos derivados do B. polymyxa (B. aerosporus).
Sulfato de polimixina B estéril apresenta-se na forma de pó liófilo pronto para preparação de solução estéril para uso intramuscular, intravenoso, intratecal e para uso oftálmico.
Na literatura médica, frequentemente as doses são administradas com base na equivalência em peso da polimixina B base pura. Cada 1 mg de polimixina B base pura é equivalente a 10.000 UI de polimixina B, e cada mcg de polimixina B base pura é equivalente a 10 UI de polimixina.

Propriedades terapêuticas
A polimixina B possui ação bactericida contra quase todos os bacilos gram negativos, com exceção de Proteus sp. As polimixinas aumentam a permeabilidade1 de membrana da célula2 bacteriana. Todas as bactérias gram positivas, fungos e cocos gram-negativos, N.gonorrhoeae e N. menigitidis, possuem resistência ao sulfato de polimixina B.

Teste de susceptibilidade3 in vitro: Utilizando-se o método de Kirby-Bauer de susceptibilidade3 em disco, um disco de 300 UI de polimixina B deve apresentar um halo de inibição superior a 11 mm, quando testado contra cepas4 de bactérias susceptíveis a polimixina B.
O sulfato de polimixina B não é absorvido no trato gastrintestinal. Uma vez que o fármaco5 perde cerca de 50% de sua atividade na presença do soro6, os níveis sanguíneos são baixos. Repetidas injeções podem causar um efeito cumulativo. Os níveis plasmáticos tendem a ser maiores em idosos e crianças. A droga é excretada lentamente pelos rins7. A difusão tissular8 é pequena e a droga não atravessa a barreira hematoencefálica. Em doses te rapêuticas, o sulfato de polimixina B pode causar certa nefrotoxicidade9 com leve lesão10 tubular.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
2 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
3 Susceptibilidade: 1. Ato, característica ou condição do que é suscetível. 2. Capacidade de receber as impressões que põem em exercício as ações orgânicas; sensibilidade. 3. Disposição ou tendência para se ofender e se ressentir com (algo, geralmente sem importância); delicadeza, melindre. 4. Em física, é o coeficiente de proporcionalidade entre o campo magnético aplicado a um material e a sua magnetização.
4 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
5 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
6 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
7 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
8 Tissular: Relativo a tecido orgânico.
9 Nefrotoxicidade: É um dano nos rins causado por substâncias químicas chamadas nefrotoxinas.
10 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.