POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO SULFATO DE POLIMIXINA B

Atualizado em 28/05/2016

Intravenosa: dissolver 500.000 UI de sulfato de poIimixina B em 300 a 500 mL de dextrose1 5% em água para infusão intravenosa contínua.  - Adultos e Crianças: 15.000 a 25.000 Ul/Kg peso corpóreo/dia em indivíduos com função renal2 normal. Esta quantidade deve ser reduzida em 15.000UI/Kg de peso para indivíduos com comprometimento renal2. Infusões podem ser dadas a cada 12 horas; entretanto, a dose diária total não deve exceder 25.000 UI/Kg/dia.
 - Neonatos3: neonatos3 com função renal2 normal podem receber acima de 40.000 UI/kg/dia sem efeitos adversos.

Intramuscular: não é recomendada rotineiramente devido a dor severa no local da injeção4, particularmente em crianças e neonatos3. Dissolver 500.000 UI de sulfato de polimixina B em 2 mL de água destilada (água para injeção4) ou solução de cloridrato de procaína.
 - Adultos e crianças: 25.000 a 30.000 Ul/kg/dia. Esta dose deve ser reduzida na presença de comprometimento renal2. A dosagem pode ser dividida e administrada em intervalos de 4 a 6 horas.
 - Neonatos3: neonatos3 com função renal2 normaI podem receber acima de 40.000 UI/kg/dia sem efeitos adversos.

NOTA: doses mais altas que 45.000 Ul/kg/dia tem sido utilizadas em estudos clínicos limites para tratamento de crianças prematuras e recém-nascidas com septicemia5 causada por Pseudomonas aeruginosa.

Intratecal: tratamento de escolha para meningite6 causada por Pseudomonas aeruginosa.
Dissolver 500.000 UI de sulfato de polimixina B em 10 mL de solução salina estéril (cloreto de sódio para injeção4) para uma dose de 50.000 UI por mL.
- Adultos e crianças acima de 2 anos de idade: a dose recomendada é 50.000 UI uma vez ao dia intratecal, durante 3-4 dias, e então 50.000 UI uma vez ao dia por pelo menos 2 semanas após as culturas do fluido cerebroespinhal se apresentarem negativas e a concentração de glicose7 voltar ao normal.
 - Crianças abaixo de 2 anos de idade: 20.000 UI uma vez ao dia por 3-4 dias ou 25.000 UI uma vez ao dia todos outros dias. Continuar com uma dose de 25.000 UI uma vez ao dia por pelo menos 2 semanas após as culturas do fluido cerebroespinhal se apresentarem negativas e a concentração de glicose7 voltar ao normal.

PARA SEGURANÇA NO USO DO PRODUTO, SOLUÇÕES PARA USO PARENTERAL DEVEM SER ARMAZENADAS SOB REFRIGERAÇÃO (ENTRE 2°C E 8°C) E QUALQUER PORÇÃO NÃO UTILIZADA DEPOIS DE ABERTA DEVE SER DESCARTADA APÓS 72 HORAS.

APÓS RECONSTITUIÇÃO COM ÁGUA DESTILADA, A SOLUÇÃO É ESTÁVEL POR 2 HORAS, TANTO EM GELADEIRA COMO TEMPERATURA AMBIENTE. APÓS A DILUIÇÃO EM SORO8 FISIOLÓGICO9 0,9% A SOLUÇÃO É ESTÁVEL POR 24 HORAS EM TEMPERATURA AMBIENTE. APÓS DILUIÇÃO EM ÁGUA DESTILADA, A SOLUÇÃO É ESTÁVEL POR 24 HORAS, TANTO EM TEMPERATURA AMBIENTE COMO EM GELADEIRA.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Dextrose: Também chamada de glicose. Açúcar encontrado no sangue que serve como principal fonte de energia do organismo.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Neonatos: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
5 Septicemia: Septicemia ou sepse é uma infecção generalizada grave que ocorre devido à presença de micro-organismos patogênicos e suas toxinas na corrente sanguínea. Geralmente ela ocorre a partir de outra infecção já existente.
6 Meningite: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
7 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
8 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
9 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.