INFORMAÇÕES AO PACIENTE TRIMEB

Atualizado em 28/05/2016

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?O Trimeb (maleato de trimebutina) é uma substância que atua no intestino regularizando as disfunções motoras, ou seja, diminuindo a motilidade (movimentação do intestino) nos casos onde há aumento da mesma, ou aumentando, quando a motilidade estiver diminuída. Desta maneira, espera-se um resultado de normalização do trânsito intestinal. Além disso, possui ação analgésica, aliviando a dor proveniente do intestino.
Espera-se que o efeito analgésico1 do medicamento inicie dentro da primeira hora de ingestão, assim como a ação reguladora do intestino.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
Este medicamento foi indicado para tratar alterações do funcionamento da coordenação da contração do aparelho digestivo2. Estas alterações podem estar relacionadas ao movimento contrário do ácido do estômago3 para o esôfago4 (refluxo gastroesofágico5, que causa azia6), dificuldade de esvaziamento do estômago3 (empachamento), aumento da motilidade intestinal (diarreia7), diminuição da motilidade intestinal (constipação8, prisão de ventre) e dor proveniente de contrações não coordenadas no intestino (cólicas9 intestinais). Tais situações são comuns a várias doenças como dispepsia10, síndrome11 do intestino irritável e constipação8, entre outras, e seu médico pode esclarecer o seu diagnóstico12 mais claramente.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve usar este medicamento se tiver algum tipo de alergia13 à trimebutina ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
Para o uso correto e seguro de Trimeb (maleato de trimebutina), você deve seguir as orientações médicas bem como as informações contidas nesta bula.
Não existem relatos a respeito de interações medicamentosas de trimebutina na forma oral com alimentos. Entretanto, é recomendável que você siga todas as orientações médicas quanto à dieta alimentar.
Pequenas alterações podem ocorrer nos exames de sangue14. Caso isso ocorra, relate ao seu médico que você faz uso de Trimeb (maleato de trimebutina).
A cápsula deve ser engolida, sem mastigar, com um pouco de líquido.
Qualquer outra forma de administração do medicamento não é recomendada.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
"Este medicamento é contraindicado na faixa etária entre 0 e 12 anos."
"Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis".
"Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento".
"Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde15".

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Trimeb (maleato de trimebutina) é uma cápsula de gelatina mole levemente amarelada.
As cápsulas devem ser engolidas com líquido (água ou suco) e sem serem mastigadas.
A dose habitual de tratamento é uma cápsula, preferencialmente antes das refeições, em um total de 2 a 3 cápsulas ao dia. A duração do tratamento é variável, e dependerá do que seu médico determinar.
"Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento".
"Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico".
"Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento".
"Este medicamento não pode ser partido ou mastigado".

O prazo de validade dele é de 24 meses a partir da data de fabricação, que pode ser verificada na embalagem externa do produto.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
A utilização do Trimeb (maleato de trimebutina) pode acarretar o aparecimento de efeitos colaterais16, entre os quais: fezes líquidas, aumento da frequência de urinar, prisão de ventre e sensação de barriga estufada, dor de estômago3, tonteiras, boca17 seca, dor de cabeça18 e sonolência.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Se alguém ingerir uma grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar socorro médico para as devidas providências, não sendo necessário qualquer procedimento anterior.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) e protegido da luz e umidade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
2 Aparelho digestivo: O aparelho digestivo ou digestório realiza a digestão, processo que transforma os alimentos em substâncias passíveis de serem absorvidas pelo organismo. Os materiais não absorvidos são eliminados por este sistema. Ele é composto pelo tubo digestivo e por glândulas anexas.
3 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
4 Esôfago: Segmento muscular membranoso (entre a FARINGE e o ESTÔMAGO), no TRATO GASTRINTESTINAL SUPERIOR.
5 Refluxo gastroesofágico: Presença de conteúdo ácido proveniente do estômago na luz esofágica. Como o dito órgão não está adaptado fisiologicamente para suportar a acidez do suco gástrico, pode ser produzida inflamação de sua mucosa (esofagite).
6 Azia: Pirose. Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, geralmente acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago.
7 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
8 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
9 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
10 Dispepsia: Dor ou mal-estar localizado no abdome superior. O mal-estar pode caracterizar-se por saciedade precoce, sensação de plenitude, distensão ou náuseas. A dispepsia pode ser intermitente ou contínua, podendo estar relacionada com os alimentos.
11 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
12 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
13 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
14 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
15 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
16 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
17 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
18 Cabeça:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.