INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ATENSINA

Atualizado em 18/05/2016

O efeito hipotensor de ATENSINA é potencializado por outros anti-hipertensivos. A este respeito, existem experiências de combinações com diuréticos1, vasodilatadores e betabloqueadores. No uso concomitante de betabloqueadores e (ou) glicosídios cardíacos podem ocorrer uma diminuição acentuada da freqüência cardíaca (bradicardia2) ou, muito raramente transtornos do ritmo cardíaco (bloqueio AV). Se, durante um tratamento concomitante com betabloqueadores, for necessário suspender a terapia anti-hipertensiva, deve-se, de inicio, reduzir lenta e progressivamente o betabloqueador e, posteriormente, também de modo progressivo, a ATENSINA. Antidepressivos tricíclicos podem reduzir a ação hipotensora da ATENSINA. Clonidina pode aumentar o efeito sedativo de álcool, hipnóticos e tranqüilizantes. A tolazolina pode reduzir ou inibir, de modo dose-dependente, o efeito da clonidina, sendo apropriada, assim, como antídoto3.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
2 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
3 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ATENSINA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.