INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS BEROTEC

Atualizado em 18/05/2016

O efeito de BEROTEC pode ser potencializado por beta-adrenérgicos1, anticolinérgicos, derivados da xantina (tal como teofilina) e corticosteroides. A administração concomitante de outros beta-miméticos, anticolinérgicos de absorção sistêmica e derivados da xantina (p. ex. teofilina) pode aumentar os efeitos colaterais2.

A administração simultânea de betabloqueadores pode causar uma redução potencialmente grave na broncodilatação3.

Agonistas beta-adrenérgicos1 devem ser administrados com cautela a pacientes sob tratamento com inibidores da MAO4 ou antidepressivos tricíclicos, uma vez que a ação dos agonistas beta-adrenérgicos1 pode ser potencializada.

A inalação de anestésicos halogenados, tais como halotano, tricloroetileno e enflurano, pode aumentar a susceptibilidade5 aos efeitos cardiovasculares dos beta-agonistas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
3 Broncodilatação: Aumento do diâmetro dos brônquios e dos bronquíolos pulmonares devido ao relaxamento do músculo liso das vias aéreas.
4 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
5 Susceptibilidade: 1. Ato, característica ou condição do que é suscetível. 2. Capacidade de receber as impressões que põem em exercício as ações orgânicas; sensibilidade. 3. Disposição ou tendência para se ofender e se ressentir com (algo, geralmente sem importância); delicadeza, melindre. 4. Em física, é o coeficiente de proporcionalidade entre o campo magnético aplicado a um material e a sua magnetização.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS BEROTEC?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.