PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ALBOCRESIL

Atualizado em 18/05/2016

O uso de Albocresil® deve ser exclusivamente tópico1.

O Albocresil® somente deve ser usado durante a gravidez2 e a amamentação3 quando estritamente indicado, e após as devidas considerações sobre os riscos para a mãe e para a criança, pois, não há disponibilidade de estudos relevantes sobre o seu uso seguro em mulheres nestas condições. Os estudos em animais, não demonstraram nenhuma evidência de malformação4 fetal.

Deve-se evitar o uso da Solução Concentrada para a cauterização5 do colo uterino6 durante a gestação, particularmente nos últimos estágios da gravidez2, visto que pode desencadear o início do trabalho de parto. A aplicação na porção cervical e na região da vagina7 adjacente à esta porção deve ser realizada com o devido cuidado, e é recomendada somente em indicações estritamente definidas.
Não há informações sobre a excreção do princípio ativo através do leite materno.

Durante o tratamento vaginal com Albocresil®, deve-se evitar lavagens genitais com sabonetes irritantes, bem como relações sexuais. Deve-se evitar seu uso durante a menstruação8. Após alguns dias de tratamento, é comum a formação de acúmulo do policresuleno e de restos de células9 epiteliais na vagina7. Este acúmulo de produto e de restos celulares é geralmente eliminado espontaneamente através da vagina7, como um corrimento espesso, de coloração esbranquiçada (como "nata de leite") ou às vezes marrom clara. Contudo, em alguns casos, quando o acúmulo é importante, pode se fazer necessária a sua retirada pelo médico, através de visualização por espéculo10, a fim de se evitar uma irritação local e sensação de incômodo na paciente.

Após a aplicação da Solução Concentrada ou do Gel em grandes extensões na mucosa11 oral e/ou gengiva, recomenda-se intensivo enxágüe do local, visto que o preparado, em função do seu alto grau de acidez, pode ocasionar uma desmineralização do esmalte dentário12.
Albocresil® não deve ser ingerido para evitar erosões do esôfago13. Caso seja ingerido inadvertidamente, o indivíduo deve beber imediatamente água em abundância. No caso de ingestão da Solução Concentrada, o médico deverá ser consultado para tratamento imediato, a fim de se evitar erosões na região da boca14, garganta15 e esôfago13.
Evitar o contato do produto com os olhos16. Caso o produto entrar em contato com os olhos16, estes devem ser enxaguados com água em abundância até que o produto seja completamente removido. Em casos de maior irritação dos olhos16, um oftalmologista17 deverá ser consultado.
Produtos têxteis ou de couro após eventual contato com Albocresil®, devem ser imediatamente enxaguados com água antes de secarem. Instrumentos devem ser colocados em um recipiente com água (podendo conter bicarbonato de sódio a 1-2%) imediatamente após o uso, antes de serem esterilizados.
Albocresil® ocasiona uma reação cicatricial importante. Sendo assim, é muito comum a eliminação de tecidos lesionados / necrosados no local de aplicação, às vezes em grandes quantidades. Esta eliminação tecidual faz parte do mecanismo de ação do produto. Dependendo do local, caso haja grande acúmulo do produto, assim como de tecidos lesionados / necrosados, estes podem ser removidos, de forma cuidadosa, para se evitar irritação local e incômodo no paciente.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
4 Malformação: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
5 Cauterização: Queima ou coagulação de tecidos de diferentes órgãos para deter uma hemorragia ou eliminar um tecido de crescimento anormal.
6 Colo Uterino: Porção compreendendo o pescoço do ÚTERO (entre o ístmo inferior e a VAGINA), que forma o canal cervical.
7 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
8 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
9 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
10 Espéculo: Instrumento destinado a dilatar a entrada de certas cavidades do corpo, para facilitar a visualização e exame de seu interior. Mais usado para exames ginecológicos, para visualizar-se a vagina e o colo do útero.
11 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
12 Esmalte Dentário: Camada rígida, delgada e translúcida, de substância calcificada que reveste e protege a dentina da coroa do dente. É a substância mais dura do corpo e é quase que completamente composta de sais de cálcio. Ao microscópio, é composta de bastões delgados (prismas do esmalte) mantidos conectados por uma substância cimentante, e apresenta-se revestido por uma bainha de esmalte. (Tradução livre do original
13 Esôfago: Segmento muscular membranoso (entre a FARINGE e o ESTÔMAGO), no TRATO GASTRINTESTINAL SUPERIOR.
14 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
15 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
16 Olhos:
17 Oftalmologista: Médico especializado em diagnosticar e tratar as doenças que acometem os olhos. Podem prescrever óculos de grau e lentes de contato.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.