COMPOSIÇÃO CEFAMOX

Atualizado em 19/05/2016

Cada cápsula de CEFAMOX contém 500 mg de cefadroxil monoidratado.
CEFAMOX pó contém 250 mg/5 ml ou 500mg/5ml de cefadroxil monoidratado após reconstituição.
Cada comprimido de CEFAMOX contém 1 g de cefadroxil monoi-dratado.


- INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento: a eficácia de CEFAMOX é refletido pela melhora do estado geral do paciente com a regressão dos sinais1 e sintomas2 da infecção3.
Cuidados de Armazenamento:  A conservação do medicamento deverá ser feita em local seco e com temperatura abaixo de 40 oC, de preferência entre 15 e 30 oC. Conservar o frasco bem fechado. O amarelamento da suspensão oral após a reconstituição é um fenômeno natural que pode ocorrer, sem alterar, porém, suas propriedades terapêuticas ou sua qualidade.

Prazo de validade: Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade na embalagem externa do produto. Após reconstituição, a suspensão oral de CEFAMOX  é estável por 10 dias à temperatura ambiente (25 oC) ou 14 dias sob refri-geração (4 oC). Este medicamento não deverá ser utilizado caso o prazo de validade do produto esteja vencido.

Modo de Usar - CEFAMOX pó para suspensão: agitar o frasco para dispersar o pó. Adicionar água filtrada até a linha gravada no corpo do frasco. Agitar o frasco novamente. Adicionar água filtrada novamente, em pequenas porções, até que a suspensão reconstituída atinja a linha marcada no corpo do frasco.  Cada 5ml de suspensão contém 250mg ou 500mg de cefadroxil monoidratado. Colocar o bico adaptador no frasco, certificando-se de que esteja bem encaixado. Inserir o dosador oral neste bico e retirar do frasco a dose recomendada pelo médico. Administrar o produto. Fechar o frasco após o uso e agita-lo bem antes de cada administração. Para maiores esclarecimentos ver as ilustrações do item INSTRUÇÕES DE USO - Reconstituição/administração/estabilidade da suspensão oral.

Gravidez4 e lactação5: Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de Administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do Tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações Adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como eventuais reações alérgicas, náuseas6, vômitos7 e diarréia8.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: CEFAMOX poderá ser administrado antes ou após as refeições. Assim como aos demais antibióticos, é desaconselhável a administração conco-mitante com bebida alcóolica.

Precauções: Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Contra-indicação: CEFAMOX é contra-indicado em pacientes com história de reações alérgicas às cefalosporinas. Aconselha-se cautela quando da administra-ção de cefalosporinas em pacientes alérgicos à penicilina.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO: PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE9.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
6 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
7 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.