CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO CEFAMOX

Atualizado em 19/05/2016

No tratamento de infecções1 estreptocócicas beta-hemolíticas, a dose terapêutica2 de CEFAMOX deverá ser administrada por pelo menos dez dias.
Para o tratamento de faringite3 ou amigdalite estreptocócicas beta-hemol-íticas tanto em adultos quanto em crianças, CEFAMOX (cefadroxil) pode ser administrado na dosagem usual, em doses divididas em duas tomadas a cada 12 horas ou em dose única diária.
Em pacientes com disfunção renal4, a dose de CEFAMOX deverá ser ajustada de acordo com as taxas de clearance de creatinina5 para evitar acúmulo da droga. Em adultos, a dose inicial é 1000 mg de cefadroxil e a dose de manutenção - (conforme a taxa do clearance de creatinina5) é 500 mg, nos intervalos de tempo abaixo relacionados:

CLEARANCES DE CREATININA5               INTERVALOS DE DOSES
     ml/min/1,73m2
                 0 - 10                                             36 horas
                10 - 25                                          24 horas
                25 - 50                                          12 horas
         
Pacientes com taxas de clearances de creatinina5 acima de 50 ml/min/1,73m2 podem ser tratados como pacientes com função renal4 normal.
Em cinco pacientes anúricos, foi demonstrado que uma média de 63% de uma dose oral de 1g é eliminada do organismo durante uma sessão de 6 a 8 horas de hemodiálise6.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Faringite: Inflamação da mucosa faríngea em geral de causa bacteriana ou viral. Caracteriza-se por dor, dificuldade para engolir e vermelhidão da mucosa, acompanhada de exsudatos ou não.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
6 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.

Tem alguma dvida sobre CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO CEFAMOX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.