PRECAUÇÕES CEFAMOX

Atualizado em 19/05/2016

GeraisCEFAMOX DEVERÁ SER USADO COM CAUTELA NA PRESENÇA DE FUNÇÃO RENAL1 DIMINUÍDA (VER POSOLOGIA).
EM PACIENTES COM DISFUNÇÃO RENAL1 CONFIRMADA OU SUSPEITA DEVERÁ SER REALIZADA ANÁLISE CLÍNICA CUIDADOSA E TESTES LABORATORIAIS ADEQUADOS ANTES E DURANTE A TERAPIA.
O USO PROLONGADO DE CEFAMOX PODERÁ RESULTAR NO SUPERCRESCIMENTO DE MICROORGANISMOS NÃO SENSÍVEIS. OBSERVAÇÃO CUIDADOSA DO PACIENTE É ESSENCIAL. NA OCORRÊNCIA DE SUPERINFECÇÃO2 DURANTE A TERAPIA, MEDIDAS ADEQUADAS DEVERÃO SER TOMADAS.
REAÇÃO DE COOMBS FALSO-POSITIVA TEM SIDO RELATADA DURANTE O TRATAMENTO COM CEFALOSPORINAS. EM TESTES HEMATOLÓGICOS OU EM PROVAS CRUZADAS DE TRANSFUSÃO3 QUANDO SÃO REALIZADOS TESTES DE ANTIGLO-BULINA, OU EM REAÇÃO DE COOMBS EM RECÉM-NASCIDOS CUJAS MÃES TENHAM RECEBIDO CEFALOSPORINAS ANTES DO PARTO, DEVEMOS ADMITIR QUE A REAÇÃO DE COOMBS-POSITIVA PODE SER DEVIDO À DROGA.
CEFAMOX DEVERÁ SER PRESCRITO COM CAUTELA PARA INDIVÍDUOS COM HISTÓRIA DE DOENÇA GASTRINTESTINAL, PARTICULARMENTE COLITE4.


Uso na Gestação
OS ESTUDOS DE REPRODUÇÃO5 REALIZADOS EM CAMUNDONGOS E RATOS NÃO TÊM REVELADO QUALQUER EVIDÊN-CIA DE REDUÇÃO DA FERTILIDADE OU DANO AO FETO6 QUE PUDESSEM SER ATRIBUÍ-DOS AO CEFADROXIL. ENTRETANTO, NÃO EXISTEM ESTUDOS ADEQUADOS E BEM CONTROLADOS EM MULHERES GRÁVIDAS. POR NÃO SEREM OS ESTUDOS DE REPRODU-ÇÃO ANIMAL SEMPRE PREDIZENTES DA RESPOSTA HUMANA, ESTA DROGA DEVERÁ SER UTILIZADA DURANTE A GESTAÇÃO APENAS SE CLARAMENTE NECESSÁRIA.

Uso na Lactação7, em Prematuros e Recém-nascidos
USAR DE CAUTELA QUANDO DA ADMINISTRAÇÃO DE CEFADROXIL A LACTANTES8,  PREMATUROS E RECÉM-NASCIDOS COM IDADE INFERIOR A 6 l/2 SEMANAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Superinfecção: Geralmente ocorre quando os antibióticos alteram o equilíbrio do organismo, permitindo o crescimento de agentes oportunistas, como os enterococos. A superinfecção pode ser muito difícil de tratar, porque é necessário optar por antibióticos eficazes contra todos os agentes que podem causá-la.
3 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
4 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
5 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
6 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
7 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
8 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.

Tem alguma dúvida sobre PRECAUÇÕES CEFAMOX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.