CONTRA-INDICAÇÕES DILTIZEM AP

Atualizado em 24/05/2016

                   ALÉM DE POSSÍVEIS QUADROS DE HIPERSENSIBILIDADE MEDICAMENTOSA, O DILTIAZEM ESTÁ CONTRA-INDICADO NOS PACIENTES COM SÍNDROMES DO NÓDULO SINUSAL1 E NAQUELES COM BLOQUEIO A-V DE 2O E 3O GRAUS, EXCETO SE HOUVER UM MARCAPASSO2 VENTRICULAR FUNCIONANTE, EM AMBOS OS CASOS.
TAMBÉM É CONTRA-INDICADO NOS HIPOTENSOS, COM SISTÓLICA INFERIOR A 90 mmHg E EM PACIENTES COM INFARTO3 AGUDO4 DO MIOCÁRDIO5 E CONGESTÃO PULMONAR. BRADICARDIA6 ACENTUADA, GRAVIDEZ7, LACTAÇÃO8 E INFÂNCIA.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Nódulo Sinusal: Pequena massa de fibras musculares cardíacas modificadas, localizada na junção da VEIA CAVA SUPERIOR com o átrio direito. Os impulsos da contração provavelmente começam neste nó, propagam-se pelo átrio (ÁTRIO CARDÍACO) sendo então transmitidos pelo feixe de His (FEIXE ATRIOVENTRICULAR) para o ventrículo (VENTRÍCULO CARDÍACO).
2 Marcapasso: Dispositivo eletrônico utilizado para proporcionar um estímulo elétrico periódico para excitar o músculo cardíaco em algumas arritmias do coração. Em geral são implantados sob a pele do tórax.
3 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
4 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
5 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
6 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.