INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DILTIZEM AP

Atualizado em 24/05/2016

                   Devido ao potencial para efeitos somatórios, é justificável tatear a dose de DILTIZEM AP cautelosa e cuidadosamente em pacientes em uso simultâneo com qualquer agente que atue na contratilidade e/ou condução cardíaca. Diltiazem sofre biotransformação pela função oxidativa do Citocromo P-450.Co-administração de diltiazem com outros agentes que seguem a mesma via de biotransformação pode resultar em uma inibição competitiva de seu metabolismo1. Podem ser necessários ajustes na dose de drogas com metabolização similar ao se iniciar ou cessar a administração simultânea de diltiazem para a manutenção de níveis séricos terapêuticos adequados.
Quando usado com digitálicos ou beta-bloqueadores, diltiazem pode sofrer efeitos aditivos sobre o prolongamento da condução A.V.
Diltiazem aumenta os níveis séricos da digoxina em cerca de 20%.
O diltiazem é compatível com a nitroglicerina sublingual e outras formas de nitratos, no tratamento e na profilaxia dos quadros anginosos.
Ao associar com anti-hipertensivos, é preciso lembrar da hipotensão2 promovida pelo diltiazem, uma vez que estes efeitos irão se somar.
Pacientes em uso regular de diltiazem devem ser cuidadosamente monitorizados devido a uma mudança em efeitos farmacológicos quando for iniciada e descontinuada a terapêutica3 com cimetidina, neste caso um ajuste na dose de diltiazem pode ser justificado.
A depressão da contratilidade cardíaca, condutibilidade e automaticidade, tanto quanto a dilatação vascular4 associada a anestésicos pode ser potencializada por bloqueadores de canais de cálcio.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
3 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
4 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DILTIZEM AP?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.