INFORMAÇÕES AO PACIENTE AVIRAL 400MG

Atualizado em 24/05/2016

Aviral 400mg deve ser conservado ao abrigo de luz, calor  e  umidade.  Não deve ser guardado em banheiros ou outro lugar de elevada umidade.Não use o medicamento se o seu prazo de validade estiver  vencido, fato que pode ser verificado na embalagem externa do  produto.  Não  guarde medicamentos que não estejam sendo utilizados.
Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar, antes, durante ou após as refeições com  um  pouco de líquido. Não tome quantidade  maior ou menor que a dosagem estabelecida pelo médico. Caso esqueça de ingerir uma dose, deve tomá-la tão logo possível e retornar ao esquema habitual. Se faltar pouco tempo para a próxima dose, tome-a normalmente, sem dobrar as doses. Avise ao médico se omitir mais de uma dose em um dia. Não use Aviral por tempo maior que o prescrito.
Aviral comprimidos não deve ser usado durante a gravidez1 ou período de amamentação2. Avise seu médico se ocorrer gravidez1 antes ou durante o tratamento.
Informe seu médico sobre o uso de qualquer outro medicamento.
O tratamento com Aviral comprimidos deve ser iniciado o mais cedo possível após o aparecimento dos primeiros sinais3 de herpes. Os bons resultados do tratamento só serão alcançados, se não houver interrupção do mesmo. Consulte seu médico se não perceber melhora em poucos dias.
As pacientes com herpes vaginal são mais propensas a desenvolver câncer4 cervical, por isso devem realizar exames de Papanicolau5, pelo menos, uma vez ao ano.
Pratique boa higiene dental e consulte o dentista regularmente para realizar limpeza dos dentes, evitando a sensibilidade, sangramento e aumento do tamanho das gengivas.
Mantenha as zonas afetadas o mais limpas e secas possíveis; use roupas folgadas para evitar a irritação das lesões6. O herpes genital pode ser transmitido por contato sexual, inclusive se a parceira não apresentar sintomas7. Evite a atividade sexual caso um dos parceiros apresente sinais3 ou sintomas7. Provavelmente o uso de preservativos ajude a evitar a transmissão do herpes.
Nem Aviral comprimidos e tampouco cremes espermicidas ou diafragma8 evitam a transmissão da doença.
Pode ocorrer o aparecimento de erupções cutâneas9, náusea10, vômito11, diarréia12 e dores abdominais.
Avise seu médico sobre a ocorrência de efeitos desagradáveis durante o tratamento.
Mesmo que os sintomas7 tenham desaparecido, continuar o tratamento durante o período indicado por seu médico. Não utilizar aciclovir13 nem durante mais tempo nem durante menos tempo que o indicado pelo médico.

"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE14."

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
5 Papanicolau: Método de coloração para amostras de tecido, particularmente difundido por sua utilização na detecção precoce do câncer de colo uterino.
6 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Diafragma: 1. Na anatomia geral, é um feixe muscular e tendinoso que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. 2. Qualquer membrana ou placa que divide duas cavidades ou duas partes da mesma cavidade. 3. Em engenharia mecânica, em um veículo automotor, é uma membrana da bomba injetora de combustível. 4. Na física, é qualquer anteparo com um orifício ou fenda, ajustável ou não, que regule o fluxo de uma substância ou de um feixe de radiação. 5. Em ginecologia, é um método contraceptivo formado por uma membrana de material elástico que envolve um anel flexível, usado no fundo da vagina de modo a obstruir o colo do útero. 6. Em um sistema óptico, é uma abertura que controla a seção reta de um feixe luminoso que passa através desta, com a finalidade de regular a intensidade luminosa, reduzir a aberração ou aumentar a profundidade focal.
9 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
10 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
11 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
12 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
13 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
14 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.