CONTRA-INDICAÇÕES AVIRAL 400MG

Atualizado em 24/05/2016

Aviral comprimidos é contra-indicado para pacientes1 com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

PRECAUÇÕES

Mutagenicidade: Alguns estudos de toxicidade2 aguda em animais indicaram que o medicamento por via oral só é mutagênico quando administrado em altas concentrações (25 vezes superior às concentrações plasmáticas usuais para o homem).

Problemas médicos: A relação risco/benefício deve ser avaliada nos casos de desidratação3, disfunção hepática4 e anomalias neurológicas.

Gravidez5: Não existem estudos adequados sobre o uso do aciclovir6 durante a gravidez5. Sabe-se que é capaz de atravessar a placenta. A relação risco/benefício deve ser avaliada cuidadosamente nestes casos.

Fertilidade: Não há comprovação dos efeitos do aciclovir6 sobre a fertilidade humana. O produto não demonstrou ter efeito definitivo sobre a contagem, morfologia ou motilidade dos espermatozóides7 em seres humanos.
Lactação8: Dados limitados demonstraram que a droga passa para o leite materno, portanto o médico deve avaliar a necessidade real do uso do medicamento durante esse período.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Desidratação: Perda de líquidos do organismo pelo aumento importante da freqüência urinária, sudorese excessiva, diarréia ou vômito.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
7 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.