INFORMAÇÕES TÉCNICAS AVIRAL 400MG

Atualizado em 24/05/2016

O aciclovir1 é convertido em um nucleotídeo (aciclovir1 monofosfato) pela timidina quinase codificada pelo vírus2 do  herpes  simples. A guanilato quinase celular converte o aciclovir1  monofosfato em aciclovir1 difosfato e  várias  enzimas  celulares  podem  convertê-lo em trifosfato. O aciclovir1 trifosfato interfere na ação da DNA-polimerase do vírus2 e inibe a replicação do DNA  viral. O trifosfato pode ser incorporado às cadeias de DNA em crescimento pela DNA-polimerase viral, ocasionando o término da cadeia de DNA. Como o aciclovir1 é captado preferentemente pelas células3 infectadas com o vírus2 do herpes simples, que o convertem seletivamente em trifosfato ativo, resulta ser muito menos tóxico para as células3 normais não infectadas.
É pouco absorvido pelo trato gastrintestinal  (aproximadamente de 15 a 30%), embora as concentrações séricas sejam suficientes para obter um efeito terapêutico. A absorção não é afetada pela presença de alimentos.
Sofre metabolismo4 hepático. Cerca de 14% é eliminado na forma inalterada pela urina5.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.