DADOS DE SEGURANÇA PRÉ-CLÍNICA LOPRESSOR

Atualizado em 24/05/2016
Toxicidade1 reprodutiva - estudos de toxicidade1 reprodutiva em camundongos, ratos e coelhos não indicam potencial teratogênico2 para o tartarato de metoprolol. Altas doses estão associadas com certa toxicidade1 materna e retardo de crescimento da  prole no útero3 e após o nascimento. Não há evidência de distúrbio de fertilidade em ratos em doses orais até 500 mg/kg.Mutagenicidade - o tartarato de  metoprolol não apresenta potencial mutagênico/genotóxico em sistemas de celulas4 bacterianas (teste de Ames) e em ensaios in vivo envolvendo células somáticas5 de mamíferos ou células germinais6 de camundongos machos.
Carcinogenicidade - o tartarato de metropolol não apresentou carcinogenicidade em camundongos e ratos após administração oral de doses até 800 mg/kg durante 21 a 24 meses.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
2 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
3 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Células somáticas: As células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tais como as células epiteliais. São células cujo núcleo se divide apenas por mitose, ao contrário das células germinativas, que podem sofrer meiose, para formar os gametas.
6 Células germinais: São as células responsáveis pela reprodução sexuada e contêm metade do número total de cromossomos de uma espécie. Os espermatozoides (homem) e os ovócitos (mulher) são células germinativas.

Tem alguma dúvida sobre DADOS DE SEGURANÇA PRÉ-CLÍNICA LOPRESSOR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.