PROPRIEDADES MIACALCIC

Atualizado em 24/05/2016
A calcitonina1 é um importante fator regulador do metabolismo2 mineral e esquelético; interfere na ação do paratormônio na manutenção da massa esquelética, atuando tanto sobre o osso como na homeostase cálcica. Miacalcic reduz acentuadamente a remoção do cálcio do osso em condições em que há uma taxa acentuadamente aumentada de reabsorção e formação ósseas, tais como osteoporose3, doença de Paget e osteólise maligna. A atividade osteoclástica é inibida e a formação e atividade osteoblástica parecem ser estimuladas. Miacalcic inibe a osteólise, desta forma diminuindo o cálcio sérico anormalmente aumentado. Além disso, aumenta a excreção urinária de cálcio, fósforo e sódio pela redução de sua reabsorção tubular. Todavia o cálcio sérico não é reduzido abaixo dos limites normais.
Miacalcic possui atividade analgésica, particularmente em afecções4 associadas a dor óssea. Essa atividade pode ter um mecanismo de ação central, pois foram encontrados sítios de ligação específicos para a calcitonina1 sintética de salmão em algumas áreas do sistema nervoso central5.
A calcitonina1 reduz as secreções gástrica e pancreática exócrina. Devido a essas propriedades, Miacalcic mostrou-se benéfico para o tratamento da pancreatite6 aguda.
As estruturas de todas as calcitoninas apresentam 32 aminoácidos em cadeia simples, sendo que a seqüência difere de espécie para espécie. Devido à maior afinidade da calcitonina1 sintética de salmão aos sítios receptores de ligação, em relação às calcitoninas sintéticas de diversas espécies de mamíferos, inclusive a calcitonina1 sintética humana, Miacalcic é mais potente e apresenta maior duração de ação clínica.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Calcitonina: Hormônio secretado pela glândula tireoide que inibe a perda de cálcio dos ossos.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
4 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
5 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
6 Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.

Tem alguma dúvida sobre PROPRIEDADES MIACALCIC?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.