INFORMAÇÕES AO PACIENTE PRAVACOL

Atualizado em 24/05/2016

Ação esperada do medicamento: PRAVACOL® (pravastatina) tem sua ação na redução dos níveis de colesterol1 plasmático, redução da progressão da aterosclerose2 e eventos cardíacos.

Cuidados de armazenamento: este medicamento deve ser protegido da umidade e da luz, em local com temperatura ambiente, de preferência entre 15° e 30°C.

Prazo de validade: vide cartucho. Este medicamento não deve ser utilizado se o seu prazo de validade estiver vencido.

Gravidez3 e lactação4: este produto não é indicado para mulheres grávidas. Informe a seu médico a ocorrência de gravidez3, na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe a seu médico se está amamentando.

Cuidados de administração: a posologia de PRAVACOL® (pravastatina) deverá ser orientada pelo seu médico, assim como a dieta alimentar a ser seguida. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Reações adversas: informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis eventuais e de intensidade leve,  como erupções cutâneas5, distúrbios gastrintestinais, dores-de-cabeça6 ou dores musculares.

Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.Não há referência de reações devidas à interrupção repentina do medicamento.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Ingestão concomitante com outras substâncias: a ingestão junto, ou não, às refeições não interfere na ação do medicamento. O produto não deve ser usado quando há ingestão de álcool em excesso.

Contra-indicações: o uso deste produto é contra-indicado em pessoas alérgicas a qualquer componente da formulação, em casos de doenças hepáticas7 ativas ou quando há aumento inexplicável dos testes de função hepática8.

Precauções: informe a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

PRAVACOL® (pravastatina) não deve ser utilizado durante a gravidez3 e a lactação4.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde9.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Aterosclerose: Tipo de arteriosclerose caracterizado pela formação de placas de ateroma sobre a parede das artérias.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
6 Cabeça:
7 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE PRAVACOL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.