INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PRAVACOL

Atualizado em 24/05/2016

Colestiramina/Colestipol: Quando a pravastatina foi administrada uma hora antes ou quatro horas após a colestiramina ou uma hora antes do colestipol e uma refeição normal, não houve diminuição clinicamente significativa da biodisponibilidade ou do efeito terapêutico. A administração concomitante resultou em redução aproximada de 40% a 50% da AUC média da pravastatina.

Ciclosporina: Alguns investigadores mediram os níveis plasmásticos da ciclosporina em pacientes sob tratamento com a pravastatina e, até o presente momento, estes resultados não indicam aumentos clinicamente significativos nestes valores. Em estudo de dose única, os níveis plasmáticos da pravastatina estavam aumentados em pacientes cardíacos transplantados recebendo ciclosporina.

Varfarina: a pravastatina não teve efeito clinicamente significativo sobre o tempo de protrombina1 quando administrada em um estudo de pacientes idosos normais que foram estabilizados com a varfarina.

Outras Drogas: ao contrário da maioria dos inibidores da HMG-CoA redutase, a pravastatina não é significativamente metabolizada pelo citocromo P450 3A4. Por essa razão, os níveis plasmáticos da pravastatina in vivo não são elevados quando o citocromo P450 3A4 é inibido por agentes como o itraconazol ou o diltiazem.

Nos estudos de interação com o ácido acetilsalicílico, antiácidos2 (uma hora antes de PRAVACOL®), cimetidina, genfibrozil, ácido nicotínico ou probucol não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na biodisponibilidade com a administração de PRAVACOL®.

Durante o ensaio clínico, não foram relatadas interações medicamentosas perceptíveis quando PRAVACOL® foi administrado com diuréticos3, anti-hipertensivos, digitálicos, inibidores da enzima4 conversora, bloqueadores dos canais de cálcio, betabloqueadores ou nitroglicerina.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
2 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
3 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
4 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PRAVACOL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.