POSOLOGIA UNIFEDRINE

Atualizado em 24/05/2016

O Sulfato de Efedrina é sujeito a oxidação e deve ser protegido contra a exposição à luz. Não utilizar a solução se a mesma não estiver límpida. Desprezar a porção não usada. Dependendo das circunstâncias clínicas, a injeção1 de Sulfato de Efedrina deve ser subcutânea2, intramuscular ou endovenosa.Adultos: 25 a 50mg injetados subcutâneamente ou endovenosamente são usualmente suficientes para prevenir ou minimizar a hipotensão3 secundária à anestesia4 espinal. Doses repetidas devem ser orientadas pela reposta da pressão sangüínea5 ou, se usado como broncodilatador6, de acordo com o grau de melhora. A absorção (início da ação) por via intramuscular é mais rápida (entre 10 a 20 minutos) que pela via subcutânea2. A via endovenosa é usada se forem necessários efeitos imediatos. Quando usada em trabalho de parto deve-se administrar o suficiente para manter a pressão em 130/80mmHg ou abaixo.
Em ataque agudo7 de asma8 deve-se usar a menor dose efetiva (usualmente 0,25 a 0,50ml) ou as doses determinadas pela resposta do paciente.
Crianças: 0,75 mg/Kg ou 25mg/m2 de superfície corporal em injeção1 endovenosa ou subcutânea2, quatro vezes ao dia, ou em função da resposta do paciente.

- SUPERDOSAGEM:
Injeções continuadas de Sulfato de Efedrina (após depleção9 dos reservatórios de noradrenalina10 nas terminações nervosas, com perda do efeito vasopressor) podem resultar em hipotensão3 mais séria do que a existente antes do seu uso.
Na ausência da depleção9 da noradrenalina10, a dosagem excessiva parenteral produz taquicardia11, aumento exagerado da pressão sangüínea5 e possibilidade de hemorragia12 cerebral, mais os efeitos sobre o sistema nervoso central13. No caso de efeitos adversos sobre a pressão sangüínea5, deve-se parar a administração da droga e instituir medidas corretivas.  

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
3 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
4 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
5 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.
6 Broncodilatador: Substância farmacologicamente ativa que promove a dilatação dos brônquios.
7 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
8 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
9 Depleção: 1. Em patologia, significa perda de elementos fundamentais do organismo, especialmente água, sangue e eletrólitos (sobretudo sódio e potássio). 2. Em medicina, é o ato ou processo de extração de um fluido (por exxemplo, sangue) 3. Estado ou condição de esgotamento provocado por excessiva perda de sangue. 4. Na eletrônica, em um material semicondutor, medição da densidade de portadores de carga abaixo do seu nível e do nível de dopagem em uma temperatura específica.
10 Noradrenalina: Mediador químico do grupo das catecolaminas, liberado pelas fibras nervosas simpáticas, precursor da adrenalina na parte interna das cápsulas das glândulas suprarrenais.
11 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
12 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
13 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.