REAÇÕES ADVERSAS MAXAQUIN

Atualizado em 25/05/2016

                    EM 2869 PACIENTES TRATADOS ATÉ HOJE EM PESQUISAS CLÍNICAS, AS REAÇÕES ADVERSAS FORAM DE PEQUENO SIGNIFICADO, E GERALMENTE TRANSITÓRIAS NÃO OBRIGANDO, NA MAIORIA DOS CASOS, A SUSPENDER A MEDICAÇÃO.

AS REAÇÕES ADVERSAS MAIS FREQUÊNTES (INDEPENDETE DE RELAÇÃO COM A DROGA) FORAM AS SEGUINTES: NÁUSEA1 (3,7%), CEFALÉIA2 (3,2%), FOTOSENSIBILIDADE (2,4%), TONTURA3 (2,3%) E DIARRÉIA4 (1,4%).

LOMEFLOXACINA FOI DESCONTINUADA EM 2,6 % DEVIDO A REAÇÕES ADVERSAS PRINCIPALMENTE NO SISTEMA GASTRINTESTINAL (0,7%), PELE5 (1%) E SNC6 (0,5%).

INTERFERÊNCIA EM EXAMES LABORATORIAIS

                   
Pode ocorrer leve aumento das transaminases (1,6%), eosinofilia7 (0,5%), leocopenia (0,2%) e aumento da uréia8 sanguínea (0,2%), bem como presença de cilindrúria e hematúria9.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
2 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
3 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
4 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
6 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
7 Eosinofilia: Propriedade de se corar facilmente pela eosina. Em patologia, é o aumento anormal de eosinófilos no sangue, característico de alergias e infestações por parasitas. Em patologia, é o acúmulo de eosinófilos em um tecido ou exsudato.
8 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
9 Hematúria: Eliminação de sangue juntamente com a urina. Sempre é anormal e relaciona-se com infecção do trato urinário, litíase renal, tumores ou doença inflamatória dos rins.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.