POSOLOGIA MAXAQUIN

Atualizado em 25/05/2016

Maxaquin *A posologia ideal para o adulto é a ingestão de 1 comprimido de 400 mg uma única vez ao dia, durante 7 a 10 dias.
Nos casos de osteomielite1 recomenda-se a ampliação deste prazo para 60-90 dias. Em blenorragia2, a dose única de 1 comprimido, durante 1 ou 2 dias é curativa.


* Nos casos de osteomielite1 recomenda-se a ampliação deste prazo para 60-90 dias. Em blenorragia2, a dose única de 1 comprimido, durante 1 ou 2 dias é curativa.

COMPROMENTIMENTO DA FUNÇÃO RENAL3:

                   
A lomefloxacina pode ser usada em pacientes com insuficiência renal4.
Uma vez que a lomefloxacina é excretada fundamentalmente pelo rim5, alguma modificação da dose é recomendada para pacientes6 com insuficiência renal4.

Quando o "clearance" de creatinina7 for >10 mas < 40 ml/min/1,73m2, a posologia recomendada para a maioria das infecções8 será uma dose de ataque inicial de 400 mg seguida por uma dose de manutenção de 200 mg uma vez ao dia (1/2 comprimido).

Sugere-se determinação seriada dos níveis de lomefloxacina para avaliar necessidades dealteração dos intervalos de dose. Quando somente o nível de creatinina7 sérica for desponível, a seguinte fórmula (baseada nos sexo, peso e idade do paciente) pode ser usada para converter este valor em "clearence" de creatinina7 (CL mL/ min.).

A equação presume que a função renal3 do paciente esteja estável:

Homens: (peso em Kg) x (140 - idade) + (72 x creatinina7 sérica ( mg/ 100 mL))

Mulheres: 0,85 x valor acima.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Osteomielite: Infecção crônica do osso. Pode afetar qualquer osso da anatomia e produzir-se por uma porta de entrada local (fratura exposta, infecção de partes moles) ou por bactérias que circulam através do sangue (brucelose, tuberculose, etc.).
2 Blenorragia: Infecção transmitida sexualmente, produzida por uma bactéria chamada Neisseria gonorreae, que se manifesta por secreção purulenta drenada através da uretra. Se não tratada adequadamente pode produzir problemas mais sérios, como infecção crônica e esterilidade.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Rim: Os rins são órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
6 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
7 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
8 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.