POSOLOGIA ETOPOSIDO

Atualizado em 25/05/2016

Via parenteral (I.V.): O ETOPOSIDO BIOSINTÉTICA deve ser administrado na dose de uma ampola diluída em 250 ml de soro1 glicosado ou fisiológico2, para perfusão de aproximadamente 2 horas de duração. A dose é de 50 a 100 mg/m² nas 24 horas, durante 1 a 5 dias, conforme o protocolo utilizado.

Os cursos de terapia só devem ser repetidos após intervalos de 3 a 4 semanas, após recuperação completa de qualquer toxicidade3.

A dosagem e via de administração devem ser ajustadas levando-se em conta a mielossupressão, os efeitos de outras drogas usadas em combinação ou os efeitos de quimioterapia4 e radioterapia5 anterior, que podem ter comprometido a reserva da medula óssea6.

Ao manipular a solução, recomenda-se o uso de luvas. Se ocorrer contato da solução com a pele7 ou mucosa8, deve-se lavar a região com água e sabão.

ATENÇÃO: Nunca injetar-se diretamente o ETOPOSIDO BIOSINTÉTICA na veia (sempre por infusão).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
2 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
3 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
4 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
5 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
6 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.