
CARACTERÍSTICAS VENALOT
Melhora da microcirculação, efeito protetor do endotélio1 e hemodinâmico:
Os agentes cumarina e troxerrutina contidos no Venalot® apresentam efeito protetor do endotélio1 capilar2, melhorando a capacidade do fluxo sangüíneo através de ações hemodinâmicas e antitrombóticas. Com isto, a exsudação3 de plasma4 para o interstício5 é diminuída. Obtêm-se, assim, melhora do fluxo capilar2 que é apoiada pelos efeitos hemodinâmicos, demonstrado especialmente pela troxerrutina, para a flexibilidade dos eritrócitos6. No caso de insuficiência7 venosa crônica, obtêm-se diminuição da adesão de leucócitos8, que danifica as paredes capilares9 e causa inflamações10, assim como da agregação de trombócitos11, o que entre outros, é o centro dos processos patológicos.
Efeito antiedematoso, antiflogísticos, protetor de tecido12 e linfocinético:
A cumarina contida estimula o efeito proteolítico dos macrófagos13, em edemas14 locais ricos em proteínas15. Com a proteólise ocorre uma rápida remissão dos edemas14 e do processo inflamatório, pois, a proteína do edema16, responsável pela retenção de água intersticial17, causadora e mantenedora do processo inflamatório é dividida em pequenas moléculas e frações de moléculas. Estas são transportadas através de capilares9 sangüíneos e linfáticos, obtendo-se um aumento da capacidade de transporte linfático18, pelo visível efeito linfocinético da cumarina e da troxerrutina.
Em modelos de inflamação19 definidos farmacologicamente, a inflamação19 aguda é influenciada pela cumarina, assim como é influenciada pelos antiflogísticos clássicos (em medidas comparáveis). Os mecanismos de ação básicos podem ser considerados comprovados: a inibição do "respiratory burst" de leucócitos8 ativados pela cumarina e pela troxerrutina e as propriedades captadoras, especialmente da cumarina e, também da troxerrutina, em relação a espécies reativas de oxigênio, exercem um papel importante, como também a inibição do metabolismo20 de prostaglandina21 e leucotrieno22. A fibrose23 do tecido12 afetado, que determina o processo terminal da doença é diminuída.
O aumento da proteólise intersticial17, juntamente com a influência do "respiratory burst" em leucócitos8 ativados e na captação de radicais superóxidos, promovidos pelos dois agentes, formam o núcleo dos efeitos antiedematosos, antiflogísticos, protetores das paredes capilares9, prevenindo assim a formação de tecido12 fibrótico. Assim como a combinação cumarina + troxerrutina, através do efeito hemodinâmico, promove a melhoria da perfusão sangüínea e linfática.