POSOLOGIA ZOLOFT

Atualizado em 25/05/2016

Zoloft* deve ser administrado em dose única diária, pela manhã ou à noite. Zoloft* comprimidos revestidos pode ser administrado com ou sem alimentos.

A dose terapêutica1 usual de Zoloft* para depressão é de 50 mg/dia.

No tratamento de TOC ou de distúrbio do pânico, a dose mínima eficaz recomendada de sertralina é de 50 mg/dia. Entretanto, o tratamento para distúrbio do pânico deve iniciar a 25 mg/dia, aumentando para 50 mg/dia após uma semana. Este regime de dosagem tem demonstrado reduzir a frequência de efeitos colaterais2 emergentes no início do tratamento, característicos do distúrbio do pânico.

Para todas as indicações, a dose diária pode ser aumentada em incrementos de 50 mg dentro de um período de várias semanas. A dose máxima recomendada de sertralina é de 200 mg/dia.

O início dos efeitos terapêuticos pode ocorrer dentro de 7 dias. Entretanto, períodos maiores são usualmente necessários, especialmente em TOC.

A dose de Zoloft* durante a terapia de manutenção prolongada deverá ser mantida com a menor dose eficaz, com subsequentes ajustes dependendo da resposta terapêutica1.Assim como com muitos outros medicamentos, Zoloft* deve ser usado com cuidado em pacientes com insuficiência renal3 e hepática4 (vide "Advertências e Precauções").

Uso em Crianças:

A segurança e a eficácia do uso da sertralina em crianças não foi completamente estabelecida. Em estudos clínicos em pacientes com idade entre 6 a17 anos com depressão ou TOC, a sertralina apresentou um perfil de farmacocinética similar ao encontrado em adultos.

Uso em Idosos:

A mesma dosagem indicada para pacientes5 mais jovens pode ser utilizada em pacientes idosos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
3 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.