FARMACODINÂMICA FORADIL AEROSOL

Atualizado em 25/05/2016
O formoterol é um potente estimulante seletivo b2-adrenérgico1. Exerce um efeito broncodilatador2 em pacientes com obstrução reversível das vias aéreas. O efeito inicia-se rapidamente (dentro de 1 a 3 minutos) e é ainda significante 12 horas após a inalação. Quando aplicado em doses terapêuticas, os efeitos cardiovasculares são mínimos e ocorrem apenas ocasionalmente.
O formoterol inibe a liberação de histamina3 e de leucotrienos4 do pulmão5 humano sensibilizado passivamente. Algumas propriedades antiinflamatórias, tais como inibição de edema6 e do acúmulo de células7 inflamatórias, têm sido observadas em experimentos com animais.
No homem, tem-se demonstrado que FORADIL é efetivo na prevenção do broncoespasmo8 induzido por alérgenos9 inalados, exercícios, ar frio, histamina3 ou metacolina.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Adrenérgico: Que age sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
2 Broncodilatador: Substância farmacologicamente ativa que promove a dilatação dos brônquios.
3 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
4 Leucotrienos: É qualquer um dos metabólitos dos ácidos graxos poli-insaturados, especialmente o ácido araquidônico, que atua como mediador em processos alérgicos e inflamatórios.
5 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
6 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
7 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
8 Broncoespasmo: Contração do músculo liso bronquial, capaz de produzir estreitamento das vias aéreas, manifestado por sibilos no tórax e falta de ar. É uma contração vista com freqüência na asma.
9 Alérgenos: Substância capaz de provocar reação alérgica em certos indivíduos.

Tem alguma dúvida sobre FARMACODINÂMICA FORADIL AEROSOL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.