CONTRA-INDICAÇÕES VINCRISTINA 1 MG IV

Atualizado em 25/05/2016

Pacientes apresentando a forma desmielizante da síndrome1 de Charcot-Marie-Tooth, não devem receber o sulfato de Vincristina. VINCRISTINA BIOSINTÉTICA é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida à droga. Vincristina Biosintética é contra-indicado na gravidez2 e na lactação3. Deve-se portanto tomar o devido cuidado quando se tratam mulheres em idade fértil, as quais ao primeiro sinal4 de uma possível gestação devem parar de receber o medicamento.

Advertência: VINCRISTINA BIOSINTÉTICA deve ser administrado por profissional experiente. É muito importante observar que a agulha ou o cateter esteja corretamente colocado na veia antes que qualquer quantidade do medicamento seja injetada. A ocorrência de extravasamento, durante a aplicação do sulfato de Vincristina, poderá acarretar grande irritação.Caso ocorra extravasamento, a injeção5 deve ser interrompida imediatamente e o restante da dose deve ser aplicada em outra veia. Injeção5 local de hialuronidase e aplicação de calor moderado na área do extravasamento ajudam a dissipar a droga, diminuindo o desconforto e a possibilidade de celulite6. A ADMINISTRAÇÃO INTRATECAL É FATAL - EXCLUSIVAMENTE PARA USO INTRAVENOSO. Recomenda-se que as seringas que contenham este produto sejam rotuladas:
"Não remova este adesivo até o momento da injeção5. É fatal se administrado intratecalmente - exclusivamente para uso intravenoso". O tratamento de pacientes em que ocorreu, acidentalmente, administração intratecal de sulfato de Vincristina, incluiu remoção imediata do líquido cefalorraquidiano7 e lavagem com lactato8 de Ringer, além de outras soluções, não evitou paralisia9 e morte. Em um adulto a paralisia9 progressiva foi estabilizada pelo seguinte tratamento: remoção máxima do líquido cefalorraquidiano7, retirado através de punção lombar; o espaço subaracnóide foi lavado com solução de lactato8 de Ringer, infundida continuamente através de um cateter em um ventrículo cerebral lateral, na velocidade de 150 ml/hora; assim que foi possível, foi infundido 25 ml de plasma fresco congelado10, diluído em um litro de solução de lactato8 de Ringer, numa velocidade de 75 ml/hora com remoção através de punção lombar. A velocidade da infusão foi ajustada para manter um nível de proteína no líquido cefalorraquideano de 150 mg/dl11; administrou-se 10 g de ácido glutâmico por via intravenosa, durante 24 horas, seguido de 500 mg, via oral, 3 vezes ao dia, durante um mês ou até a estabilização da disfunção neurológica. O papel do ácido glutâmico não é conhecido e o seu uso pode não ser essencial.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
5 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
6 Celulite: Inflamação aguda das estruturas cutâneas, incluindo o tecido adiposo subjacente, geralmente produzida por um agente infeccioso e manifestada por dor, rubor, aumento da temperatura local, febre e mal estar geral.
7 Líquido cefalorraquidiano: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
8 Lactato: Sal ou éster do ácido láctico ou ânion dele derivado.
9 Paralisia: Perda total da força muscular que produz incapacidade para realizar movimentos nos setores afetados. Pode ser produzida por doença neurológica, muscular, tóxica, metabólica ou ser uma combinação das mesmas.
10 Plasma Fresco Congelado: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
11 Mg/dL: Miligramas por decilitro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.