PRECAUÇÕES VINCRISTINA 1 MG IV

Atualizado em 25/05/2016

Em caso de lise1 maciça de células2 neoplásicas3, pode advir uma nefropatia4 úrica, para o que se recomenda a alcalinização da urina5, controle da uricemia e a administração de um uricosúrico.
Deve-se exercer vigilância sobre pacientes que apresentem neuropatias prévias ao tratamento, pela possibilidade de agravamento das mesmas por razão do uso da VINCRISTINA BIOSINTÉTICA, assim como na administração deste produto com outros citostáticos6, potencialmente neurotóxicos. Existe um risco de irritação severa da conjuntiva7 ocular, por contaminação acidental, com possibilidade até de ulceração8 corneana.

Na presença de leucopenia9 ou de infecções10 complicadas, a administração de uma dose subseqüente de VINCRISTINA BIOSINTÉTICA merece cuidadosa ponderação. Caso seja diagnosticada uma leucemia11 do sistema nervoso central12, outras drogas poderão ser necessárias, visto que o sulfato de Vincristina parece não atravessar a barreira hematoencefálica em quantidades adequadas. Foram relatados o aparecimento de dispnéia13 aguda e broncoespasmo14 grave após administração dos alcalóides da vinca.

Após administração de sulfato de Vincristina alguns pacientes podem apresentar uma queda na contagem de leucócitos15 ou de plaquetas16, particularmente, quando a terapia ou a própria doença reduziu a função da medula óssea17. Portanto, um hemograma completo deve ser feito antes da administração de cada dose. Pode ocorrer elevação aguda do ácido úrico sérico durante a indução de remissão da leucemia11 aguda. Assim sendo, tais níveis devem ser determinados freqüentemente durante as primeiras 3 a 4 semanas de tratamento ou medidas apropriadas devem ser tomadas para prevenir a nefropatia4 úrica.

Os testes de laboratório, tanto "in vivo" quanto "in vitro" não demonstravam conclusivamente se esta droga é mutagênica. Pode ocorrer azoospermia18 e amenorréia19, que podem vir a ser permanentes. Pacientes tratados com sulfato de Vincristina combinado com drogas carcinogênicas, desenvolveram doenças malignas secundárias, porém não se determinou qual era a contribuição do sulfato de Vincristina.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lise: 1. Em medicina, é o declínio gradual dos sintomas de uma moléstia, especialmente de doenças agudas. Por exemplo, queda gradual de febre. 2. Afrouxamento, deslocamento, destruição de aderências de um órgão. 3. Em biologia, desintegração ou dissolução de elementos orgânicos (tecidos, células, bactérias, microrganismos) por agentes físicos, químicos ou enzimáticos.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Neoplásicas: Que apresentam neoplasias, ou seja, que apresentam processo patológico que resulta no desenvolvimento de neoplasma ou tumor. Um neoplasma é uma neoformação de crescimento anormal, incontrolado e progressivo de tecido, mediante proliferação celular.
4 Nefropatia: Lesão ou doença do rim.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
6 Citostáticos: Diz-se de substâncias que inibem o crescimento ou a reprodução das células.
7 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
8 Ulceração: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
9 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
10 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
11 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
12 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
13 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
14 Broncoespasmo: Contração do músculo liso bronquial, capaz de produzir estreitamento das vias aéreas, manifestado por sibilos no tórax e falta de ar. É uma contração vista com freqüência na asma.
15 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
16 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
17 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
18 Azoospermia: Ausência de espermatozódes no líquido seminal.
19 Amenorréia: É a ausência de menstruação pelo período equivalente a 3 ciclos menstruais ou 6 meses (o que ocorrer primeiro). Para períodos inferiores, utiliza-se o termo atraso menstrual.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.