CONTRA-INDICAÇÕES AMPICILINA SODICA

Atualizado em 20/09/2017
AMPICILINA SODICA E CONTRA-INDICADA PARA PACIENTES1 COM HISTORIA DE HIPERSENSIBILIDADE AS PENICILINAS. - ADVERTENCIAS: REACOES DE HIPERSENSIBILIDADE GRAVES E OCASIONALMENTE FATAIS (ANAFILAXIA2) TEM SIDO REPORTADAS COM INDIVIDUOS EM TRATAMENTO COM PENICILINA. EMBORA SEJA MAIS FREQUENTE APOS TRATAMENTO PARENTERAL, A ANAFILAXIA2 TEM OCORRIDO EM PACIENTES RECEBENDO PENICILINA ORAL. ESTAS REACOES ESTAO MAIS PROPENSAS A OCORRER EM INDIVIDUOS COM HISTORIA DE HIPERSENSIBILIDADE A PENICILINA E/OU HISTORIA DE SENSIBILIDADE A MULTIPLOS ALERGENOS3. EXISTEM RELATOS BEM DOCUMENTADOS DE INDIVIDUOS COM HISTORIA DE REACOES DE HIPERSENSIBILIDADE A PENICILINA, QUE APRESENTARAM GRAVES REACOES DE HIPERSENSIBILIDADE QUANDO TRATADOS COM UMA CEFALOSPORINA. ANTES DA TERAPIA COM UMA PENICILINA, DEVE SER REALIZADA UMA CUIDADOSA PESQUISA COM RELACAO A REACOES PREVIAS DE HIPERSENSIBILIDADE AS PENICILINAS, CEFALOSPORINAS E OUTROS ALERGENOS3. REACOES ANAFILATICAS4 GRAVES NECESSITAM DE TRATAMENTO IMEDIATO DE EMERGENCIA5.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Anafilaxia: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
3 Alérgenos: Substância capaz de provocar reação alérgica em certos indivíduos.
4 Reações anafiláticas: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
5 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.