POSOLOGIA AZITRAX

Atualizado em 25/05/2016

AZITRAX (azitromicina diidratada) deve ser administrado em dose única diária. A posologia de acordo com a infecção1 está descrita adiante. A administração de azitromicina após uma refeição substanciosa reduz a biodisponibilidade no mínimo em 50%. Portanto, assim como com muitos outros antibióticos, cada dose deverá ser administrada no mínimo 1 hora antes, ou 2 horas após a refeição. Adultos (incluindo pacientes idosos): Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis ou Neisseria, gonorrhoeae suscetível, AZITRAX (azitromicina diidratada) deve ser administrado em dose oral única de 1 g. Para todas as outras indicações, uma dose total de 1,5 g deve ser administrada em dose única diária de 500 mg durante 3 dias. Como alternativa, a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em doses únicas diárias de 500 mg no primeiro dia e 250 mg do segundo ao quinto dia. Pacientes com insuficiência hepática2: As mesmas doses que são administradas a pacientes com a função hepática3 normal poderão ser utilizadas. Crianças: A dose total em crianças é de 30 mg/kg, que devem ser administrados em doses únicas diárias de 10 mg/kg durante 3 dias. Como alternativa, a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, com dose única diária de 10 mg/kg no primeiro dia e 5 mg/kg do segundo ao quinto dia. Para crianças pesando entre 5 e 15 kg, a dose de AZITRAX (azitromicina diidratada) Suspensão deve ser medida cuidadosamente com a seringa4 de dosagem fornecida na embalagem; para crianças com peso superior a 15 kg, AZITRAX (azitromicina diidratada) Suspensão deve ser administrado utilizando-se a medida fornecida na embalagem de acordo com a Tabela (antes de preparar a suspensão ver folheto de instruções na embalagem).


Peso            Regime de 3 dias    Regime de 5 dias

<15 kg            10 mg/kg em dose    10 mg/kg no
                                                primeiro dia, seguidos
                                                                       por 5 mg/kg durante
                                                                       4 dias, administrados
                                                                       em dose única diária

15-25 kg        200 mg (5 ml)         200 mg (5 ml) no
            em dose  única diária,     
            durante 3 dias                 primeiro dia,                         seguidos por 100 mg
                        (2,5 ml) durante 4                         dias, administrados                         em dose única diária

26-35 kg        300 mg (7,5 ml)     300 mg (7,5 ml) no
            em dose única diária ,     primeiro dia, seguidos
            durante 3 dias       por 150 mg(3,75ml)
                        durante 4 dias,                         administrados em                         dose única                         diária                                                                    

            400 mg (10 ml)     400 mg (10 ml) no
            em dose         primeiro dia    
            única diária,         seguidos por
            durante 3 dias        200 mg (5 ml)
 durante
                        4 dias, administrados                         em dose
única diária


Acima de 45 kg: dose igual a de adultos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
3 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
4 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA AZITRAX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.