DADOS DE FARMACOCINÉTICA ARTRODAR

Atualizado em 25/05/2016

Em seguida  à  administração oral, a diacereína é prontamente desacetilada  a  reína, considerada o metabólito1 ativo. O pico plasmático após uma única dose de 50 mg, ocorre em 2,5 horas e  a  Cmax  é  cerca de 3 mg/L.  Quando  ARTRODAR® é  ingerido com as refeições, sua biodisponibilidade aumenta em 25% (aprox.), enquanto a absorção é retardada.  A droga possui ação ligante elevada  com proteínas2 (99%)  e devida, principalmente, à grande afinidade pela albumina3. A via de excreção principal do medicamento é a urinária, sob forma de derivados  sulfo  e glicurônicos conjugados. A meia-vida de eliminação é de 4,5 horas. Após administração sucessiva (2 x 50 mg / dia) ocorre um ligeiro acúmulo.Em pacientes com insuficiência renal4 severa (clearance  da  creatinina5 inferior a  30 ml / min), os valores de biodisponibilidade e meia-vida de eliminação são duplicados, enquanto a eliminação urinária reduz-se à metade.
Em tais casos, a posologia deverá ser 50 mg / dia. A eliminação mais lenta do  ARTRODAR®nos indivíduos idosos, está relacionada à boa tolerância do produto e não necessariamente, a uma mudança de dose.

Prazo de validade e condições para conservação do produto:
ARTRODAR®
deve ser mantido na embalagem original e temperatura ambiente (15 a 30 °C). Nessas condições, o produto tem prazo de validade de 36 meses.
Data de fabricação, prazo de validade e número do lote: vide caixa.  

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.

Tem alguma dúvida sobre DADOS DE FARMACOCINÉTICA ARTRODAR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.