SUPERDOSAGEM EMLA DISCO

Atualizado em 25/05/2016
Apesar de ter sido desccrito um caso de metemoglobinemia ( ver reações adversas), não se têm relatos de sintomas1 de toxicidade2 sistêmica, espera-se que os sinais3 e sintomas1 sejam semelhantes àqueles descritos pela administração, por outras vias, de anestésicos locais é manifestada por sintomas1 de excitação do sistema nervoso4, e nos casos graves, depressão dos sistemas nervosos e vasculares5.  A toxicidade2 de anestésicos locais é manifestada por sintomas1 de excitação do sistema nervoso4 e, nos casos graves, depressão dos sistemas nervoso e cardiovascular. Sintomas1 neurológicos graves (convulsões, depressão do SNC6) devem ser tratados sintomaticamente por suporte respiratório e administração de drogas anticonvulsivantes. A metemoglobinemia pode ser tratada pela injeção7 intravenosa lenta de azul-de-metileno (1 a 2 mg/kg de peso corporal)  e (ou) ácido ascórbico (100 e 200 mg, via oral). Nos casos de depressão circulatória, administrar um vasopressor e fluidos intravenosos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
5 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
6 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
7 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.

Tem alguma dúvida sobre SUPERDOSAGEM EMLA DISCO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.