INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS LITOCIT

Atualizado em 25/05/2016

A administração concomitante de outro medicamento ou diurético1 poupador de potássio (como triantereno, espironolactona, ou amilorida) pode causar severa hipercalemia2, por isto deve ser evitada. Com as drogas que tornam o trânsito gastrointestinal mais lento (como anticolinérgicos) pode-se esperar o aumento da irritação gástrica produzida pelos sais de potássio.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
2 Hipercalemia: É a concentração de potássio sérico maior que 5.5 mmol/L (mEq/L). Uma concentração acima de 6.5 mmol/L (mEq/L) é considerada crítica.

Tem alguma dúvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS LITOCIT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.