RECOMENDAÇÃO GERAL LITOCIT

Atualizado em 25/05/2016

Em qualquer dosagem LITOCIT® deve ser administrado de preferência nas refeições ou até 30 minutos após as refeições ou lanches.
Nos pacientes com hipocitratúria moderada (> 150 mg/dia de excreção de citrato urinário): LITOCIT® deve ser administrado na dose inicial de 30 mEq/dia (10 mEq três vezes ao dia). Nos pacientes com hipocitratúria severa (< 150 mg/dia de excreção de citrato urinário):
LITOCIT® deve ser administrado na dose inicial de 60 mEq/dia (20 mEq três vezes ao dia ou 15 mEq quatro vezes ao dia).
É necessário monitorar na urina1 de 24 horas o pH e a excreção do citrato para determinar a adequação da dose inicial e avaliar a eficácia de qualquer mudança de dose. Adicionalmente o pH e a excreção do citrato devem ser monitorados a cada 4 meses.
Doses acima de 100 mEq/dia não foram avaliadas e devem ser evitadas.
Eletrólitos2 séricos (sódio, potássio, cloreto e dióxido de carbono), creatinina3 e hemograma completo devem ser monitorados a cada 4 meses. O tratamento deve ser descontinuado no caso de hipercalemia4, aumento significativo da creatinina3 sérica ou queda significativa do hematócrito5/hemoglobina6.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
2 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
3 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
4 Hipercalemia: É a concentração de potássio sérico maior que 5.5 mmol/L (mEq/L). Uma concentração acima de 6.5 mmol/L (mEq/L) é considerada crítica.
5 Hematócrito: Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
6 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.

Tem alguma dvida sobre RECOMENDAÇÃO GERAL LITOCIT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.