POSOLOGIA XYLOCAINA GELEIA 2%

Atualizado em 25/05/2016


Como para qualquer anestésico local, as reações e complicações são evitadas utilizando-se a menor dose eficaz.
XYLOCAÍNA Geléia 2% proporciona anestesia1 imediata e profunda das mucosas2, fornecendo anestesia1 efetiva de longa duração (aproximadamente 20-30 minutos). A anestesia1 geralmente ocorre rapidamente (dentro de 5 minutos dependendo da área de aplicação).
Como qualquer anestésico local, a segurança e eficácia da lidocaína dependem da dose apropriada, da técnica correta, precauções adequadas e facilidade para emergências.
As seguintes recomendações de dose devem ser consideradas como um guia. A experiência do clínico e conhecimento do estado físico do paciente são importantes para calcular a dose necessária.
As concentrações plasmáticas de lidocaína após a instilação da geléia na uretra3 intacta e bexiga4 em doses de até 800 mg são razoavelmente baixas e inferiores aos níveis tóxicos.
Nos pacientes idosos, pacientes debilitados, pacientes com doenças agudas ou pacientes com sépsis, deve-se adequar as doses de acordo com a idade, peso e condição física.
Em crianças com idade inferior a 12 anos, a dose não deve exceder 6 mg/kg.
Crianças com mais de 12 anos de idade podem receber doses proporcionais ao seu peso e idade.
Não se deve administrar mais do que quatro doses em um período de 24 horas.

Uretra3 Masculina
A geléia deve ser instilada lentamente até que o paciente tenha a sensação de tensão ou até ter usado quase a metade do conteúdo do tubo. Aplica-se, então, uma pinça peniana por alguns minutos, após o qual o restante da geléia pode ser instilada. A anestesia1 é suficiente para cateterismos.
Quando a anestesia1 é especialmente importante, por exemplo, durante sondagem ou cistoscopia5, pode-se instilar o restante da geléia, pedindo ao paciente que se esforce como se fosse urinar. A geléia passará à uretra3 posterior. Aplica-se uma pinça peniana e espera-se por 5-10 minutos.
Um pouco de geléia pode ser aplicada na sonda ou no cistoscópio servindo como lubrificante.

Uretra3 Feminina
Instilar 3-5 g da geléia. Para obter-se a anestesia1 adequada, deve-se aguardar alguns minutos para realizar o exame.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
2 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
3 Uretra: É um órgão túbulo-muscular que serve para eliminação da urina.
4 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
5 Cistoscopia: Visualização da bexiga urinária através de um instrumento óptico (cistoscópio) que é introduzido pela uretra.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.