AÇÃO BONALEN

Atualizado em 25/05/2016

BONALEN (alendronato sódico) é quimicamente um aminobisfosfonato  sal monossódico do ácido (4-amino-1-hidroxibutilideno) bisfosfônico triidratado , que age por inibição específica da reabsorção óssea intermediada pelos osteoclastos1. Assim como todos os bisfosfonatos, BONALEN é um análogo do pirofosfato, um regulador endógeno do metabolismo2 do cálcio, que inibe tanto a dissolução como a cristalização do fosfato do cálcio in vitro. O bisfosfonato é metabolicamente estável, reduz ao mínimo a penetração celular e apresenta elevada afinidade à hidroxiapatita presente no osso, além de possuir uma rápida depuração renal3. Estudos in vitro demonstraram que o alendronato sódico atua unindo-se preferencialmente aos sítios ativos de reabsorção óssea, onde inibe a atividade dos osteoclastos1 sem reduzir a formação de tecido ósseo4 por parte dos osteoblastos. Por ter um grupo amino que o diferencia dos demais bisfosfonatos, o alendronato sódico apresenta importantes melhoras em suas propriedades físico-químicas e terapêuticas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Osteoclastos: Célula que garante a destruição do tecido ósseo.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Tecido Ósseo: TECIDO CONJUNTIVO especializado, principal constituinte do ESQUELETO. O componente celular básico (principle) do osso é constituído por OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS e OSTEOCLASTOS, enquanto COLÁGENOS FIBRILARES e cristais de hidroxiapatita formam a MATRIZ ÓSSEA.

Tem alguma dvida sobre AÇÃO BONALEN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.