
PRECAUÇÕES DONAREN
GERAIS:
Administrar DONAREN® durante ou logo após as refeições a fim de evitar irritação gástrica.
Embora 75% dos pacientes apresentem melhora em 2 semanas, às vezes é necessário um período superior a 30 dias para produzir efeitos terapêuticos significativos.
Suspender a medicação gradualmente.
Evitar bebidas alcoólicas ou outros depressores do SNC1.
Cuidado ao levantar-se ou sentar-se abruptamente, pode ocorrer vertigem2.
Evitar funções onde a falta de atenção aumenta o risco de acidentes.
O risco/benefício deve ser considerado em situações clínicas como doenças cardíacas, alcoolismo, comprometimento hepático ou renal3 e gravidez4.
A possibilidade de suicídio em pacientes seriamente deprimidos é inerente à doença e pode persistir até que ocorra melhora significativa.
Portanto, deve-se prescrever o menor número possível de comprimidos adequando o tratamento às necessidades do paciente.
Há relatos sobre a ocorrência de hipotensão5, incluindo a hipotensão5 ortostática e síncope6 em pacientes sob tratamento com Cloridrato de Trazodona. A administração concomitante de terapia anti-hipertensiva com Trazodona pode exigir uma redução da dose do medicamento anti-hipertensivo.
Pouco se sabe sobre a interação entre a Trazodona e anestésicos em geral; portanto, antes de cirurgia eletiva7, o tratamento com Trazodona deve ser interrompido pelo tempo que for clinicamente viável.
Deve-se tomar precauções ao administrar Cloridrato de Trazodona a pacientes com distúrbios cardíacos e tais pacientes devem ser monitorados cuidadosamente, visto que medicamentos antidepressivos (incluindo a Trazodona) estão associados com a ocorrência de arritmias8 cardíacas. Estudos clínicos recentes relativos à pacientes com distúrbios cardíacos preexistentes indicam que a Trazodona pode ser arritmogênica em alguns pacientes desse grupo. Devido à sua fraca atividade adrenolítica, a Trazodona pode provocar bradicardia9 e hipotensão5 acompanhada de eventual taquicardia10 compensatória, o que exige cuidados no uso em pacientes cardiopatas, especialmente nos que apresentam distúrbios de condução ou bloqueio aurículo-ventricular.
Assim como ocorre com todos os antidepressivos, o uso da Trazodona deve ser recomendado pelo médico levando em consideração se os benefícios da terapia superam os fatos potenciais de risco.
Como foi relatada a ocorrência do priapismo11 em pacientes que receberam Cloridrato de Trazodona, os pacientes com ereção12 prolongada ou inapropriada do pênis13 devem interromper imediatamente o tratamento com o medicamento e consultar o médico (veja ADVERTÊNCIAS).
A Trazodona pode intensificar o efeito do álcool, barbitúricos e outros depressores do SNC1 (sistema nervoso central14).
A Trazodona deve ser administrada logo após uma refeição ou um pequeno lanche. Em qualquer paciente, a absorção total do medicamento pode ser até 20% maior quando é tomado com alimento ao invés de ingeri-lo com estômago15 vazio. O risco de tontura16/delírio17 pode aumentar sob condições de jejum.