CARACTERÍSTICAS VIVERDAL

Atualizado em 28/05/2016

A risperidona é um antagonista1 seletivo das monoaminas cerebrais, derivado das pirimidionas, constituindo esta nova classe de antipsicóticos, da propriedade de atuar centralmente como potentes antagonistas dos receptores dopaminérgicos D2 e seotoninérgicos S2 (5 HT2). Apresentam também afinidade pelos receptores H1  histaminérgicos e (2   adrenergéticos. É rapidamente e completamente absorvido quando administrado por via oral, sendo que sua absorção não é afetada por alimentos. Atinge concentrações plasmáticas máximas em cerca de 1   2 horas e seu volume de distribuição é de 1   2  L/kg. Sofre biotransformação dando vários metabólitos2, sendo que o principal é a 9-hidroxi-risperidona, que apresenta atividade semelhante à da risperidona. O estado estacionário é atingido em 1 dia para a risperidona e de 4   5 dias para o metabólito3 principal. Sua taxa de ligação às proteínas4 plasmáticas é de 88 % para a risperidona e de 77% para a 9-hidroxi-risperidona. Meia-vida de eliminação: 3 horas para a risperidona e de 24 horas para a 9-hidroxi-risperidona. É excretada em uma semana pela urina5 (70%) e pelas fezes (14%). Na urina5, de 35-49% são da risperidona e de seu metabólito3 principal, sendo o restante correspondente a metabólitos2 inativos.

- Indicações:
No tratamento das psicoses esquizofrênicas agudas e crônicas e de outros distúrbios psicóticos nos quais os sintomas6 positivos (tais como alucinações7, delírios, distúrbios do pensamento, hostilidade, desconfiança) e/ou negativos (tais como embotamento8 afetivo, isolamento emocional e social, pobreza de discurso) são proeminentes. A risperidona também alivia outros sintomas6 afetivos associados à esquizofrenia9, tais como depressão, sentimento de culpa e ansiedade.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
2 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
3 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
8 Embotamento: Ato ou efeito de perder ou tirar o vigor ou a sensibilidade; enfraquecer-se.
9 Esquizofrenia: Doença mental do grupo das Psicoses, caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, caracterizadas por uma relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, etc.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSTICAS VIVERDAL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.