POSOLOGIA ZYBAN

Atualizado em 28/05/2016

Adultos Tratamento inicial
Recomenda-se que o tratamento seja iniciado enquanto o paciente ainda está fumando, tendo uma data de interrupção programada para as duas primeiras semanas de tratamento com bupropiona (preferencialmente na segunda semana).
O tratamento deve ser seguido por 7 a 12 semanas.
Se o paciente não apresentar progresso significativo até a sétima semana de tratamento, é improvável que pare de fumar, e o tratamento deve ser interrompido.
A dose inicial é de 150mg, administrada diariamente durante três dias consecutivos, aumentando a seguir para 150mg, duas vezes ao dia. Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 8 horas entre doses sucessivas. Sugere-se evitar doses próximas ao horário de dormir.
A dose única máxima não deve exceder 150mg, e a dose diária máxima  total não deve exceder 300mg (2 comprimidos).


Terapêutica1 de manutenção
A avaliação sistêmica da bupropiona, 300mg/dia, para a prevenção da recaída, demonstrou que o tratamento, por até 1 ano, foi bem tolerado e eficaz. A decisão de continuar o tratamento por períodos maiores que 12 semanas deve ser estudado individualmente, e considerando-se os eventuais benéficos para o paciente, quanto ao êxito de cessação tabágica.
Combinação do tratamento com ZYBAN® e Sistema Transdérmico de Nicotina (STN):
A combinação do tratamento com ZYBAN® e STN pode ser prescrita para a interrupção do hábito de fumar. O médico deve ler as informações da bula de ambos, antes do uso da combinação.
Recomenda-se, em pacientes tratados com a combinação de ZYBAN® e STN, o monitoramento da pressão arterial2, para detectar eventual  pico hipertensivo relacionado ao tratamento.
Estudo comparativo: Taxas de sucesso por grupo de tratamento

.STN = Sistema transdérmico de nicotina
* P < 0,001 versus placebo3
† P < 0,01 versus NTS.
‡ P

Crianças e Adolescentes
A segurança e eficácia de ZYBAN® em pacientes com menos de 18 anos não foram estabelecidas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.