POSOLOGIA CYCRAM

Atualizado em 28/05/2016

*Adultos:
No tratamento com Cycram, como antineoplásico, a dose inicial para pacientes1 com quadro hematológico normal pode ser de 40 a 50mg/Kg, por via intravenosa, dividida em um período de 2 a 5 dias, ou doses de 10 a 15mg/Kg, a cada 7 a 10 dias, ou ainda doses de 3 a 5mg/Kg, 2 vezes por semana. A dose de manutenção pode seguir os mesmos padrões.
Para o tratamento de pacientes que foram tratados previamente com terapia de raio X ou agentes antineoplásicos, os quais deprimem a medula óssea2, ou em pacientes cuja medula3 possui infiltrações tumorais, a dose recomendada é a metade ou um terço da dose inicial.
A dose para uso oral deve ser de 1 a 5mg/Kg por dia, tanto para dose inicial como para a dose de manutenção.
Como imunomodulador, a dose pode variar de 1 a 2mg/Kg ao dia.

*Crianças:
A dose no tratamento com Cycram, como antineoplásico, tanto para uso oral como para uso intravenoso, pode ser de 2 a 8mg/Kg por dia ou 60 a 250mg/m2 por dia, fracionada em 6 ou mais dias. A dose total de 7 dias pode ser administrada uma vez por semana.
Para manutenção, a dose pode ser de 2 a 5mg/Kg, por via oral, 2 vezes por semana, e a dose intravenosa, de 10 a 15mg/Kg, por via intravenosa, a cada 7 a 10 dias, ou 30mg/Kg, em intervalos de 3 a 4 semanas, ou até a medula óssea2 recuperar-se.
Como imunomodulador, na Síndrome Nefrótica4, a dose recomendada é de 2,5 a 3mg/dia, por um período de 60 a 90 dias.
Tanto para adultos como para crianças deve-se monitorar a quantidade de células5 brancas sangüíneas e respeitar o limite de tolerância do paciente ao tratamento, fazendo-se adequação de dose quando necessário, e evitando leucopenia6 e outras infecções7 mais complicadas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
3 Medula: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
4 Síndrome nefrótica: Doença que afeta os rins. Caracteriza-se pela eliminação de proteínas através da urina, com diminuição nos níveis de albumina do plasma. As pessoas com síndrome nefrótica apresentam edema, eliminação de urina espumosa, aumento dos lipídeos do sangue, etc.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
7 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.