ADMINISTRAÇÃO CYCRAM

Atualizado em 28/05/2016

*Pó Liófilo Injetável:Como se trata de um agente antineoplásico, devem ser considerados os procedimentos específicos quanto à manipulação e descarte dessas drogas. Supervisão médica, por especialistas nesta área, é necessária.
Devem ser observados todos os cuidados de assepsia1 durante toda a manipulação do medicamento até o término da injeção2.
Soluções para administração parenteral devem ser inspecionadas visualmente em relação à partículas em suspensão ou descoloração da solução ou depósitos, caso a solução e a embalagem permitam.
Soluções reconstituídas de Cycram Injetável podem ser administradas por vias intravenosa, intramuscular, intraperitoneal e intrapleural.
Qualquer porção não utilizada da solução reconstituída deve ser descartada.

Reconstituição:
Cycram Injetável deve ser reconstituído em Água Estéril para Injeções. Usar a quantidade de diluente apresentada abaixo para reconstituir o produto:

Dose        Quantidade de Diluente    
200 mg        10 mL    
1g        50 mL    

A solução obtida pode ser, posteriormente, diluída em Dextrose3 Injetável 5‰, Dextrose3 e Cloreto de Sódio Injetável (5‰ e 0,9‰), Dextrose3 5‰ e Ringer Injetável, Cloreto de Sódio Injetável 0,45‰, Lactato4 de Sódio 1/6M Injetável.
A solução reconstituída de Cycram não contém conservantes antimicrobianos devendo ser portanto, usada imediatamente, após reconstituição, ou dentro de um período máximo de 6 horas.
Preparações líquidas extemporâneas de Cycram para uso oral podem ser preparadas pela diluição de Cycram Injetável em veículo apropriado (ex: Elixir Aromático). A concentração dessa solução deve ser 1 a 5mg de Ciclofosfamida por mL. Essa preparação deve ser conservada sob refrigeração por até 14 dias.

*Comprimidos Revestidos:
Os comprimidos de Cycram devem ser deglutidos inteiros, preferencialmente, com estômago5 vazio e com bastante água. Se ocorrer desconforto gástrico, as doses podem ser fracionadas e ingeridas com alimentos. Não mastigar.
Lavar as mãos6 após tocar os comprimidos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Assepsia: É o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de micro-organismos em um ambiente que logicamente não os tem. Logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Dextrose: Também chamada de glicose. Açúcar encontrado no sangue que serve como principal fonte de energia do organismo.
4 Lactato: Sal ou éster do ácido láctico ou ânion dele derivado.
5 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
6 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.