CONTRA-INDICAÇÕES NEO FLUOXETIN

Atualizado em 28/05/2016
O NEO FLUOXETIN É CONTRA-INDICADO EM PACIENTES HIPERSENSÍVEIS À DROGA OU A QUALQUER COMPONTENTE DA FÓRMULA, E NAQUELES EM USO DE DROGA INIBIDORA DA MONOAMINO-OXIDASE (IMAO1), POIS EXISTEM RELATOS DE REAÇÕES GRAVES E ALGUMAS VEZES FATAIS (TAIS COMO HIPERTERMIA, MIOCLONIA2, INSTABILIDADE AUTONÔMICA COM POSSÍVEIS FLUTUAÇÕES RÁPIDAS DOS SINAIS VITAIS3 E VARIAÇÕES NO ESTADO MENTAL, INCLUINDO AGITAÇÃO EXTREMA PROGREDINDO AO DELÍRIO4 E COMA5). PORTANTO, O USO DO NEO FLUOXETIN NÃO DEVE SER COMBINADO AO USO DE INIBIDOR DA MAO6 OU DENTRO DE 14 DIAS APÓS SUSPENSÃO DO TRATAMENTO COM UM INIBIDOR DA MAO6.DEVE-SE DEIXAR UM INTERVALO DE PELO MENOS CINCO SEMANAS APÓS A SUSPENSÃO DO NEO FLUOXETIN E INÍCIO DO TRATAMENTO COM UM INIBIDOR DA MAO6, VISTO QUE, ESTA DROGA E SEU MAIOR METABÓLITO7, A NORFLUOXETINA, POSSUEM MEIAS-VIDAS DE ELIMINAÇÃO MUITO LONGAS.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 IMAO: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
2 Mioclonia: Contração muscular súbita e involuntária que se verifica especialmente nas mãos e nos pés, devido à descarga patológica de um grupo de células nervosas.
3 Sinais vitais: Conjunto de variáveis fisiológicas que são pressão arterial, freqüência cardíaca, freqüência respiratória e temperatura corporal.
4 Delírio: Delirio é uma crença sem evidência, acompanhada de uma excepcional convicção irrefutável pelo argumento lógico. Ele se dá com plena lucidez de consciência e não há fatores orgânicos.
5 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
6 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
7 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.