CONTRAINDICAÇÕES GRANOCYTE

Atualizado em 28/05/2016
Granocyte não deve ser administrado em pacientes com conhecida hipersensibilidade ao princípio ativo ou aos demais componentes da fórmula. Não deve ser utilizado para aumentar a intensidade da dose de quimioterapia1 citotóxica além dos esquemas estabelecidos, visto que Granocyte pode reduzir a mielotoxicidade, sem afetar a toxicidade2 global de medicamentos citotóxicos3. Granocyte não deve ser administrado concomitantemente a quimioterápicos citotóxicos3. Granocyte não deve ser administrado em pacientes com neoplasia4 mielóide que não seja a leucemia5 mielóide aguda de novo. Também não deve ser administrado em pacientes com leucemia5 mielóide aguda de novo com idade inferior a 55 anos e/ou em pacientes com leucemia5 mielóide aguda de novo com citogenética favorável.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Citotóxicos: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
4 Neoplasia: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
5 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.