INFORMAÇÕES ADICIONAIS GRANOCYTE

Atualizado em 28/05/2016
Granocyte [rHuG-CSF] pertence a um grupo de citocinas1, proteínas2 biologicamente ativas, que regulam o crescimento e a diferenciação celular. rHuG-CSF é um fator que estimula as células3 precursoras de neutrófilos4 e demonstrou aumentar a contagem das células3 CFU-S e CFU-GM no sangue5 periférico. Granocyte induz um aumento marcante da contagem neutrofílica no sangue5 periférico 24 horas após a administração. As elevações da contagem neutrofílica são dose dependentes no intervalo de 1 - 10 µg/kg/dia. Na dose recomendada, administrações repetidas levam a um aumento da resposta neutrofílica. Os neutrófilos4 produzidos em resposta ao Granocyte mostram funções quimiotáxica e fagocitária normais. Como ocorre com outros fatores hematopoiéticos de crescimento, o G-CSF tem mostrado propriedades estimulantes sobre células3 endoteliais humanas in vitro. O uso de Granocyte nos pacientes com transplante de medula óssea6 ou que são tratados com quimioterapia7 citotóxica levam a uma diminuição significante na duração de neutropenia8 e complicações relacionadas. A administração de Granocyte, em monoterapia ou após a quimioterapia7, mobiliza as células3 precursoras do sangue5 periférico (PBPCs), que pode ser coletada ou infundida após alta dose de quimioterapia7, no lugar de, ou em associação, ao transplante de medula óssea6. A infusão de PBPCs obtidas por moblilização com Granocyte demonstrou capaz de reconstituir a hematopoiese e acelerar o enxerto9. Consequentemente, o tempo de independência de transfusão10 plaquetária foi reduzido após transplante de medula óssea6 autóloga.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citocinas: Citoquina ou citocina é a designação genérica de certas substâncias segregadas por células do sistema imunitário que controlam as reações imunes do organismo.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Neutrófilos: Leucócitos granulares que apresentam um núcleo composto de três a cinco lóbulos conectados por filamenos delgados de cromatina. O citoplasma contém grânulos finos e inconspícuos que coram-se com corantes neutros.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
6 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
7 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
8 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
9 Enxerto: 1. Na agricultura, é uma operação que se caracteriza pela inserção de uma gema, broto ou ramo de um vegetal em outro vegetal, para que se desenvolva como na planta que o originou. Também é uma técnica agrícola de multiplicação assexuada de plantas florais e frutíferas, que permite associar duas plantas diferentes, mas gerações próximas, muito usada na produção de híbridos, na qual uma das plantas assegura a nutrição necessária à gema, ao broto ou ao ramo da outra, cujas características procura-se desenvolver; enxertia. 2. Na medicina, é a transferência especialmente de células ou de tecido (por exemplo, da pele) de um local para outro do corpo de um mesmo indivíduo ou de um indivíduo para outro.
10 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.