
INFORMAÇÕES AO PACIENTE PARACETAMOL
· Ação esperada do medicamento: Paracetamol é utilizado como analgésico1 e antipirético2, ou seja, no combate à dor e à febre3. Sua ação analgésica se faz sentir cerca de 30 minutos após a administração e se prolonga por 4 a 6 horas.
· Cuidados de armazenamento: Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.
· Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação, o que pode ser verificado na embalagem do produto. Não use o medicamento se o prazo de validade estiver vencido.
· Gravidez4 e lactação5: Embora seja permitido o uso de Paracetamol durante a gravidez4, sua administração deve ser restrita aos casos necessários e por curto período. Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe também se está amamentando.
· Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. No caso de persistência dos sintomas6, procure orientação médica.
· Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
· Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
· Ingestão concomitante com outras substâncias: Evite ingerir o medicamento juntamente com alimentos, pois sua absorção ficará mais lenta. Evite também ingerir álcool durante o tratamento, pois o uso de paracetamol com álcool é tóxico para o fígado7.
· Contra-indicações e Precauções: Pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico (aspirina) devem ter cuidado ao usar o paracetamol.
Caso surja durante o uso de Paracetamol qualquer reação inesperada, o tratamento deve ser descontinuado e seu médico deve ser informado.
Siga rigorosamente a dose recomendada. No caso de ingestão acidental de dose excessiva ou suspeita de que isto tenha ocorrido, procure imediatamente um serviço médico de urgência8.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.