
PRECAUÇÕES PRAZOL
Prazol (lansoprazol) cápsulas deve ser ingerido pela manhã em jejum. Os pacientes devem ser advertidos para que não abram ou mastiguem as cápsulas; elas devem ser deglutidas inteiras, para preservar a cobertura entérica dos grânulos. Por ser eliminado predominantemente por via biliar, o perfil farmacocinético de lansoprazol pode ser modificado por insuficiência hepática1 moderada a severa, bem como em idosos. Deve-se ter cautela na prescrição de lansoprazol a pacientes idosos com disfunção hepática2.
Gravidez3: Estudos em animais não mostraram potencial teratogênico4 para lansoprazol. Entretanto, não existem estudos adequados ou bem controlados na gestação humana. lansoprazol somente deve ser administrado durante a gravidez3 se, em criteriosa avaliação médica, os benefícios potenciais justificarem os riscos potenciais para o feto5.
Amamentação6: Não é conhecido se lansoprazol é excretado pelo leite materno. Como vários fármacos são excretados pelo leite materno, deve-se ter cautela na administração de Prazol a mulheres no período de amamentação6.
Pediatria: Não foram estabelecidas a segurança e a eficácia em crianças.
Idosos: Em idosos, tmax e AUC7 são o dobro do que aqueles em voluntários jovens. A posologia inicial não necessita ser modificada em idosos, mas doses subsequentes superiores a 30mg ao dia não devem ser administradas, a menos que supressão adicional da secreção gástrica seja necessária. Deve-se ter cautela quando o fármaco8 for administrado a idosos com disfunção hepática2.